A crise de ansiedade é uma situação que causa grande sensação de angústia, nervosismo e insegurança, como se algo de muito mau, e que foge completamente do controle, fosse acontecer a qualquer momento. A crise normalmente surge devido a situações estressantes específicas, como ter um exame, precisar fazer uma apresentação ou ter sofrido a perda de alguém, por exemplo.
Plataformas como a Vittude podem facilitar a busca por um psicólogo especializado em casos de ansiedade que atenda a requisitos específicos para atender a todos que precisem de acompanhamento. Faça terapia online em nosso site e confira você mesmo todas as oportunidades oferecidas!
O diagnóstico de um transtorno de ansiedade é feito pelo psiquiatra levando em consideração características dos sintomas, como intensidade e frequência, situações que provocam o seu surgimento e o impacto da ansiedade nas tarefas diárias.
A Terapia Online foi regulamentada no Brasil em 12/11/2018, através da Resolução CFP 011/2018. Atualmente é permitida e amplamente divulgada, não havendo limites de sessões para sua prática. A Terapia Online amplia o acesso de serviços de psicologia à população que vive em regiões com acesso limitado a serviços psicológicos e também para brasileiros que moram no exterior.
A psicoterapia consiste na realização de sessões em consultório, do psicólogo ou do psiquiatra, que tem como objetivo ajudar a identificar a razão da ansiedade e desenvolver ferramentas e/ou capacidades que ajudem a lidar com o estresse excessivo. Entenda melhor o que é e como é feita a psicoterapia.
A intensidade da crise de ansiedade pode variar e, embora possa ser com o ataque de pânico, não são a mesma coisa. Conheça as principais diferenças entre ansiedade e ataque de pânico.
Além disso, se a pessoa tiver histórico pessoal ou familiar de doença cardíaca, infarto anterior ou houver dúvida se é um infarto, é importante ir ao pronto-socorro para que sejam realizados exames, como eletrocardiograma ou análises de sangue, para confirmar o diagnóstico e receber tratamento adequado.
Assim como acontece como muitas outras enfermidades, as causas exatas do transtorno de ansiedade ainda não são totalmente conhecidas. No entanto, alguns fatores de risco são conhecidos, tais como:
Se você foi diagnosticado com transtorno de ansiedade, também é importante evitar substâncias estimulantes, como o café, e procurar ajuda para abandonar definitivamente hábitos extremamente nocivos à sua saúde, como fumar, usar drogas ou álcool.
O primeiro passo para mudar essa situação é reconhecer o problema e buscar ajuda médica. Com o auxílio de uma equipe especializada, é possível chegar a um diagnóstico preciso e, tal como acontece com qualquer outra doença, realizar o tratamento adequado, para que o ansioso ganhe muito mais bem-estar e qualidade de vida.
Em casos leves, o portador de fobia social evita situações em que possa ser observado realizando tarefas corriqueiras, como digitando algo no celular, almoçando ou preenchendo um documento.
Além das lembranças, que reaparecem em pesadelos ou flashbacks, outros sintomas comuns são reações exageradas a estímulos, hiperventilação e fuga de qualquer tipo de situação que possa reavivar as recordações do trauma vivido.
É importante deixar claro que a ansiedade não tem cura. No entanto, se receber o tratamento adequado, o ansioso pode controlar o problema totalmente e levar uma vida perfeitamente normal.
O que se deve fazer durante uma crise de ansiedade depende da gravidade e da frequência dos sintomas e, por isso, o ideal é sempre receber aconselhamento de um psicólogo. No entanto, algumas dicas que podem ajudar a aliviar os sintomas da crise são:
Normalmente, quando não conseguem evitar o objeto ou a situação que provocam a fobia, as pessoas com esse transtorno de ansiedade apresentam sintomas como palpitações, dificuldades para respirar, sensação de pânico, tremores e vontade intensa de escapar do local.
Se você chegou até aqui, pode estar se perguntando: mas afinal, como identificar sintomas de ansiedade em crianças e adolescentes, que muitas vezes não têm a maturidade e o repertório necessário para expressar adequadamente suas preocupações e anseios aos pais e cuidadores?
Os sintomas variam de pessoa a pessoa, mas normalmente estão ligados ao excessivo e incontrolável. Quem tem neurose pode manifestar medo frente a situações corriqueiras, preocupação constante, alterações de humor, fobias diversas, traços histéricos, medo de ir a determinados lugares, entre outros.
Sintomas da arritmia cardíaca
“Temos as arritmias benignas que normalmente ocorrem na parte superior do coração (átrios) e, apesar de interferirem nos batimentos cardíacos, dificilmente levam à morte. Já as arritmias cardíacas malignas geralmente ocorrem na parte inferior do coração (ventrículos) e podem ocasionar a morte súbita.
Quando a arritmia é preocupante? As arritmias cardíacas podem trazer uma série de complicações graves, inclusive o óbito. Desmaios, insuficiência cardíaca, edema agudo de pulmão, AVC e parada cardíaca são algumas das complicações da doença.