Em Problemas da poética de Dostoiévski (1997[1929]), ao explicar que o seu objeto de estudo é o “discurso”, Bakhtin o define como “a língua em sua integridade concreta e viva e não a língua como objeto específico da lingüística” (BAKHTIN, 1997 [1929], p. 181).
Na concepção do Círculo de Bakhtin, a fala é um ato bilateral construído por interlocutores socialmente organizados. Mas que isso, Voloshinov afirma que não se pode isolar uma forma linguística de seu conteúdo ideológico.
O enunciado é visto por Bakhtin como a unidade da comunicação discursiva. Cada enunciado constitui um novo acontecimento, um evento único e irrepetível da comunicação discursiva. Ele só pode ser citado e não repetido, pois, nesse caso, constitui-se como um novo acontecimento.
A noção de Discurso é empregada como: Um conjunto de regras anônimas, históricas sempre determinadas no tempo espaço, que definiram em uma dada época, e para uma área social, econômica, geográfica, ou linguística dada, as condições de exercício da função enunciativa. (FOUCAULT, 1960, p.
A concepção dialógica de linguagem tem por base a ideia de que a linguagem é um processo de interação construído através da história por meio das diferentes ideologias. ... O valor da palavra só existe quando ela é aplicada em um contexto, em um diálogo.
Gêneros primários e secundários• Gênero primário: formam-se nas condições da comunicação discursiva imediata. Gênero secundário: surgem nas condições de um convívio cultural mais complexo e relativamente muito desenvolvido e organizado. A diferença entre ambos é crucial para a própria natureza do enunciado.
Os gêneros discursivos são tipos relativamente estáveis de enunciados. Eles organizam nosso discurso, conforme postula Bakhtin, e são muito eficientes na sala de aula para o ensino de línguas.