Os escorpiões proliferam sob pedras, frestas de pedras e barrancos, debaixo de cascas de árvores, em paredes e muros mal rebocados, madeira empilhada, entulhos, caixas de gordura, ralos, forros, etc. Gostam muito de umidade, pouca luz e insetos em abundância (principalmente baratas).
Heterometrus swammerdami
André informou que a espécie predominante na região Nordeste é o escorpião amarelo (Tityus stigmurus), que possui um veneno mais fraco que de outras espécies. “O conselho é para que todo mundo procure o atendimento médico em caso de acidente escorpiônico.
Mede até 7 cm de comprimento. Sua reprodução é partenogenética, na qual cada mãe tem aproximadamente dois partos com, em média, 20 filhotes cada, por ano, chegando a 160 filhotes durante a vida.
Meio centímetro separa o dedo de Denise do amargo veneno do artrópode. A seguir, ela encosta o ferrão no que parecem dois fios desencapados de uma máquina chamada de ignitor de venenos. O choque contrai as glândulas de veneno e o telso expele uma micro-gota de veneno que a bióloga deposita em um potinho de 2 ml.
Mito ou Verdade: As picadas da maioria dos escorpiões não necessitam de nenhum tratamento especial. Colocar gelo sobre a ferida reduz a dor, da mesma forma que um unguento que contenha uma combinação de um anti-histamínico, um analgésico e um corticosteróide.