O que caracteriza um voltímetro é a associação em série de um resistor a esse galvanômetro, o que possibilita medir uma ddp (diferença de potencial) maior do que a tensão de fundo de escala do galvanômetro, ou seja, ocorre uma potencialização da medida de ddp do galvanômetro.
Esses instrumentos possuem dois terminais (que permitem sua conexão a um circuito) e uma escala graduada (que indica o valor da corrente elétrica, no amperímetro; e da tensão elétrica, no voltímetro). Para medir o valor da corrente elétrica, o amperímetro deve ser conectado em série ao circuito.
Um Voltímetro Digital é um instrumento de medição que serve para mensurar ganho ou perda de tensão entre dois pontos de um circuito elétrico, para isso, o dispositivo possui duas extremidades que devem ser conectadas o mais perto possível da fonte de alimentação.
Para medir tensão com um alicate amperímetro, conecte as pontas de prova nos bornes comum e no da tensão (geralmente com a letra V, significando Volts). Coloque a chave seletora na posição da tensão que você irá medir, seja alternada ou contínua e na escala dessa tensão.
Uma chave teste digital é utilizada para medição direta ou indireta de tensões neutro e fase, entre 12V e 220V. Para fazer uma medição direta, encoste o dedo no contato da medição e a ponta metálica da chave teste no fio ou ponto de circuito que deseja medir. O símbolo e o valor da tensão serão mostrados no display.
Para identificar uma tomada 220 Volts, coloque a ponta do teste nos dois polos da tomada, o display deverá indicar 110 voltas para cada polo. Para identificar se a tomada é 110 volts, coloque a ponta do teste nos dois polos, o display indicará 110 volts em um dos polos. Não utiliza pilhas.
Conecte a ponta preta ao lado negativo da bateria e a vermelha ao outro lado. Mantenha as duas nessa posição para que o multímetro possa realizar a medição. Lembre-se de segurar os cabos de teste apenas pela área isolada ao realizar qualquer medição e de não tocar as pontas de metal.
Coloque uma lâmpada 220V nele e ligue-o na tomada. Se a luz for fraca (weak), a tensão é de 110V. Se acender forte (strong), com a luminosidade normal da lâmpada, a tensão da tomada é de 220V.
Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. Em países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas é de 220V, enquanto no Brasil e Estados Unidos predominam 110V.
Ligando aparelhos 220V em tomadas 110V Neste caso, quando se liga um aparelho de 220V em uma tomada de 110V o estrago pode não ser tão grande. Em um primeiro momento, o que acontece é que o equipamento não funcionará com toda a sua capacidade, mas ele não vai queimar no exato momento em que for ligado.
Eles são aqueles que permitem que você utilize equipamentos de tensão diferente da que é fornecida à sua casa. Por exemplo, ligar uma televisão que precisa de tensão 220V em uma tomada de tensão 110V ou vice-versa. É só ligar o aparelho no autotransformador e conectá-lo à tomada!
Qualquer aparelho 220 V, com motor, pode ser ligado em 110 V. Uma furadeira, por exemplo, terá metade da rotação (metade da potência) mas poderá furar assim mesmo.
Se você ligar um aparelho fabricado para 220 V em uma tomada 110 V, provavelmente ele não funcionará corretamente. No caso de ser um dispositivo mecânico, como um ventilador, deve funcionar com uma potência menor do que a correta, não chegando ao efeito desejado.
Olha se seu ventilador é 220 v, e vc tem só 110 v, o menos oneroso é trocar o aparelho, pois, a concessionaria de energia, normalmente, quando instala 110 v, dificilmente tem a outra fase para 220 v, então troque o aparelho, o custo vai ser menor.
Então pra transformar uma rede 220 em uma rede 110, é só substituir uma dos elementos fase do 220 , para o elemento neutro. Espero ter ajudado! É muito simples no 110 temos uma fase e um neutro, para mudar para 220 é só trocar o fio neutro por fase.
Por outro lado, ligar um aparelho de 220 volts em uma tomada de 127 volts não causa dano imediato ao aparelho. ... Por esse motivo, aparelhos bivolt manuais sempre são entregues com a chave alternadora de tensão em 220 volts.
Uma tensão maior, significa uma "pressão" maior para a corrente. É por isso que, se ligarmos uma lâmpada que foi projetada para funcionar em uma tensão de 110V em uma tomada de 220V, ela queima. A pressão elétrica será superior, fazendo passar uma correte maior do que ela suporta.
127V ou 220V: quais são as diferenças? No uso do dia a dia, não existem diferenças significativas. Por ser uma tensão menor, os 127V nas tomadas oferecem um risco mais baixo de choque para possíveis contatos com plugues expostos ou fios desencapados.
Se você precisa ligar um micro-ondas 220V em um a tomada com 110V, você pode utilizar um transformador para adequar a tensão do equipamento à utilizada pela rede elétrica. Um transformador de boa qualidade não causará qualquer tipo de desgaste ao micro-ondas 220V e não consumirá mais energia elétrica.
Em questões técnicas, não há problema, pois o elemento ativo do chuveiro é um resistor projetado para 220V. Ligá-lo em 127V, não o fará queimar, muito pelo contrário, ele trabalhará com uma folga considerável (menor corrente). Porém, a potência será reduzida em 3 vezes.
Agora caso a instalação do ponto do chuveiro já seja 220V pode trocar a resistência por uma de 220V observando a mesma potência de 127V e também o disjuntor deverá ser trocado. Quanto a fiação não será necessário trocar, pois em 220V a corrente é menor sem risco de sobrecarregar sua rede elétrica.
Um chuveiro que tem tensão nominal de 220V quando ligado numa de 110V não vai liberar toda a sua potência, dessa forma, a água será menos aquecida do que se fosse ligado em uma tensão de 220V.