Podemos citar três métodos antigos de criptografia: a tumba de Khnumhotep II no Egito antigo, que trocava alguns hieróglifos para aumentar o mistério em torno da história da tumba; a “Cifra de César”, utilizado pelo imperador Júlio César para proteger mensagens de significado militar; e a máquina “Enigma” que foi ...
Criptografia é um sistema de algoritmos matemáticos que codificam dados do usuário para que só o destinatário possa ler. Por mais simples que possa parecer, a matemática e os passos adicionais podem se tornar difíceis para os principiantes.
O algoritmo de chave pública não substitui a criptografia simétrica, pois eles são lentos e vulneráveis a alguns ataques. Geralmente a criptografia de chave pública é usada para distribuir com segurança as chaves simétricas (chaves de seção), pois esta será usada para cifrar as mensagens.
Incondicionalmente seguro: o texto cifrado não tem informações suficientes para determinar exclusivamente o texto claro. Computacionalmente seguro: o custo para quebrar a cifra é superior ao valor da informação codificada e o tempo exigido para quebrar a cifra é superior ao tempo de vida útil da informação.
A chave pública é uma das chaves que compõe um par de chaves criptográficas (a outra é uma chave privada, que você verá logo abaixo) em um sistema de criptografia assimétrica. Ela é divulgada pelo seu dono e usada para verificar a Assinatura Digital criada com a chave privada correspondente.
B A criptografia de chave simétrica é um método de codificação que utiliza uma chave pública e uma chave privada para codificar e decodificar a mesma informação.
Resposta. a. Criptografia de chave compartilhada.