O processo de abertura e formalização de uma startup segue o modelo normal de abertura de uma empresa. Ela precisa ter um CNPJ e estar registradas em diferentes órgãos oficiais (Receita Federal, Junta Comercial, Prefeitura e etc).
Em relação aos registros, há que se cadastrar na Receita Federal (CNPJ), registrar na Junta Comercial (NIRE) e obter inscrições estaduais (IE) e municipais (CCM), de acordo com as atividades exercidas pela startup e suas localidades, sem prejuízo de demais registros decorrentes das particularidades do negócio – Banco ...
Em resumo, para ter uma startup não basta ter uma boa ideia. É preciso ter também alta capacidade de execução, clientes dispostos a pagar e um modelo de negócio capaz de ser replicado de forma rápida, enxuta e organizada.
Após adquirir um CNPJ, você tem até 180 dias para realizar a entrada nesse regime, ou então terá que esperar até janeiro do próximo ano fiscal. Para facilitar o processo, o ideal é que você faça uma pesquisa entre as opções disponíveis para já definir, de maneira prévia, qual deve ser a escolha para o seu negócio.
Segue alguns passos que você precisará fazer – junto com o contador de confiança para ter seu CNPJ Ltda:
Para abrir um MEI, basta acessar o portal do Empreendedor e clicar na opção “Formalize-se”. É grátis. O site vai pedir sua conta criada no passo anterior; em seguida, você deverá incluir as informações do seu negócio – como atividades, endereço onde elas serão realizadas, nome fantasia…
Como saber se minha empresa é uma startup
Pode-se dizer que uma startup será uma organização projetada para ser temporária e para atingir um modelo de negócios repetível e escalável. ... Já a pequena empresa é um empreendimento com propriedade e operações independentes, muito organizada para o lucro, e que não será dominante em seu campo de atuação.