1 Megapascal [MPa] = 0,1 kN/cm² - Calculadora de unidades de medição com a qual se podem converter entre outras unidades de Megapascal em kN/cm².
Um kilonewton por metro quadrado (kN/m²) é a unidade métrica de pressão, estresse, o módulo de Young e resistência à tração. É uma medida de força por unidade de área, definida como um kilonewton por metro quadrado.
MPa é uma unidade de medida de pressão do sistema internacional. Significa “mega pascal”. A unidade de grandeza “Mega” indica a potência (106), ou seja, o valor multiplicado por 100.
O Fck do concreto é a sua resistência característica à compressão, e a unidade de medida usada para definir os seus valores é o Mega Pascal, abreviado para MPa. Então, é necessário fazer uma pequena observação para fins de segmentação antes que possamos prosseguir com a discussão.
Mega Pascal = 1 milhão de Pascal = 10,1972 kgf/cm² Por exemplo, o FCK 12 MPa tem uma resistência à compressão de 122,28. O valor do FCK, ou seja, da resistência do concreto é de suma importância e é utilizado em diversas etapas do projeto de uma edificação.
requisitos de resistência no que concerne ao cálculo estrutural, também interfere na resistência à abrasão. Para pisos com placas de concreto protendido, pode-se avaliar a resistência à compressão em 24 horas e, neste caso, a especificação deve buscar valores ≥ 8 MPa a fim de minimizar fissuras de retração.
Sua unidade de medida é o MPa (Mega Pascal), sendo: Pascal: Pressão exercida por uma força de 1 newton, uniformemente distribuída sobre uma superfície plana de 1 metro quadrado de área, perpendicular à direção da força. Mega Pascal (MPa) = 1 milhão de Pascal = 10,1972 Kgf/cm².
A resistência à compressão (fc) do corpo de prova é obtida dividindo o valor resultante do ensaio, pela área as seção do corpo de prova em cm². Assim, é obtida a resistência em kgf/cm² que se dividida ainda por 10,1972 obtém-se a resistência em MPa.
1 Megapascal [MPa] = 129 779 Quilograma força por centímetro quadrado [kgf/cm²] - Calculadora de unidades de medição com a qual se podem converter entre outras unidades de Megapascal em Quilograma força por centímetro quadrado.
A resistência à compressão do concreto (fc) é calculada segundo expressão matemática definida na NBR 5.
média dos exemplares do lote = 27,0 MPa Sd = desvio padrão para n – 1, resultados em MPa = (Σ(fi – fcm)² / (n – 1))½ = 1,88 fck est = fcm - 1,65 x Sd = 27,0 - 1,65 x 1,88 = 23,9 MPa Como fck,est = 23,9 MPa < fck = 25,0 MPa a estrutura NÂO pode ter aceitação automática.
Eu entendo que a ABNT NBR 6118 estabeleceu que todo concreto estrutural (inclusive fundação) deve ter resistência característica à compressão igual ou superior a fck,est=20MPa. Para fins de verificação da segurança e projeto está limitado pela ABNT NBR 6122 a fck=15MPa ou fck=20MPa.
Vigas e Pilares em concreto armado, Fck 25Mpa, incluindo concreto em si, armaduras e formas. Vigas e Pilares em concreto armado, Fck 25Mpa, incluindo concreto em si, armaduras e formas. Localização: Projeto deve indicar o local onde está sendo utilizado o produto especificado.
conforme a ABNT NBR 8953. O concreto estrutural deve ter resistência característica à compressão aos 28 dias (fck) mínimo de 20 MPa para estruturas em concreto armado podendo chegar até 90 MPa.
O procedimento mais comum para medir a resistência mecânica do concreto de acordo com os parâmetros mínimos de aplicação é o ensaio de compressão. O teste é feito em laboratório e consiste na aplicação de força axial compressiva no corpo de prova da qual se traça um gráfico de tensão por deformação.
A resistência à tração do concreto pode ser determinada em três ensaios diferentes: ensaio de tração axial, ensaio de compressão diametral ou ensaio de flexão de vigas.
Em geral, são moldados 4 corpos de prova por carga de concreto, para os ensaios que serão realizados após 7, 14, 21 e 28 dias, períodos correspondentes às diversas etapas da cura.
“De todo caminhão que chega na obra, devem ser retirados 4 corpos-de-prova para serem rompidos no tempo de cura necessário. Seja para um concreto aplicado na fundação, pilares, vigas ou lajes”, explica Stella. Esses corpos-de-prova devem ser moldados em um local coberto e com piso nivelado.
PREPARAÇÃO DOS MOLDES Antes de proceder à moldagem, os moldes devem ser revestidos com uma fina camada de óleo mineral. O molde deve estar apoiado em uma superfície horizontal e sem vibrações que possam ocasionar mudança na propriedade do concreto do corpo de prova durante a moldagem e o início da pega.
CONCRETO – PROCEDIMENTO PARA MOLDAGEM E CURA DE CORPO DE PROVA E3. 13
Definição - O que é Corpo de prova. Pedaços de barras pequenas e redondas, cortados diretamente de barras produzidas a partir do metal ou liga metálica a ser ensaiada.
O ensaio de compressão é feito em corpo-de-prova cilíndrico que deve ser posicionado de modo que, quando estiver centrado, seu eixo coincida com o da máquina de ensaio, de modo que a resultante das forças passe pelo centro. Além da carga de ruptura interessa saber o tipo de ruptura.
Por que fazer ensaios de resistência do concreto? Propriedade do concreto diretamente ligada à segurança e à estabilidade estrutural, ensaios de resistência à compressão é capaz de indicar eventuais variações da qualidade de um concreto, seja com relação à dosagem, seja quanto a seus insumos.
O ensaio de compressão analisa como o material responde ao ser pressionado. É baseado na aplicação uniaxial de carga compressiva em um corpo de prova, que tende a causar um encurtamento ou ruptura do material.
Este procedimento tem por objetivo determinar a resistência à compressão axial de corpos de prova cilíndricos, a fim de compara-la à resistência obtida por correlações através dos ensaios de esclerometria e de ultrassom. O ensaio de compressão axial foi realizado após o ensaio de esclerometria.