Todas as partes do aipo podem ser consumidas: as folhas são muito usadas como especiaria, o talo nas saladas e a raiz, em sopas e caldos. O ingrediente é também uma excelente fonte de antioxidantes, além de ser saudável e saboroso.
Rico em fibras e água, com poucas calorias e baixo índice glicêmico, o salsão possui propriedades anti-inflamatórias, diuréticas e auxilia na prevenção de doenças como gota e artrite. Nos Estados Unidos, é comumente utilizado como snack ou em suco verde.
Salsão lavado e seco, picado em cubos (para o refogado) ou em fatias (para o cozido) ou em pedaços (para a sopa ou o caldo caseiro) é um ótimo atalho para o dia a dia da cozinha. Assim você sempre tem salsão à mão – ah, as folhas também podem ser congeladas para entrar em caldos, sopas e até no preparo do arroz.
O salsão ou aipo (Apium graveolens) é uma planta aromática comestível da família das apiáceas. Todas as partes vegetativas podem ser consumidas: a raiz, o caule e as folhas. Lembra uma salsinha (da mesma família) que cresceu demais. As folhas são mais ricas em vitamina A, enquanto o talo tem mais vitamina C.
A raiz do salsão em geral é utilizada para preparar sopas e caldos; o caule, por ser levemente crocante, vai muito bem em saladas e receitas mais complexas, além de ser usado para enfeitar o famoso coquetel Bloody Mary. Já as folhas do salsão funcionam como tempero e têm um gosto parecido com o da salsa.
Salsa e Salsinha são a mesma coisa. Planta pequena, até 15 cm de fácil cultivo. Tenho algumas na minha horta. Já o Salsão é a mesma coisa que o Aipo.
Cheiro Verde | Tempero verde para todos os pratos. A combinação da cebolinha com a salsa ou com o coentro é popularmente conhecida no Brasil como cheiro-verde. São todas plantas condimentares, usadas em vários países há centenas de anos. A cebolinha pertence à família Aliácea, a mesma do alho e da cebola.
A salsinha tem o aroma bem mais cítrico com notas de anis e limão, porém quando o maço está inteiro o cheiro fica muito suave, mas ao amassar as folhas o cheiro se revela como mágica. O coentro tem um aroma penetrante, de mato, que pode ser agradável pra uns já que lembra o cheiro de grama.
"O cheiro verde é ótimo e todos podem consumir. Ele ajuda na desintoxicação do organismo e essa mistura tem poder anti-inflamatório, muito bom para o frio. O cheiro verde também é excelente para os hipertensos, já que dá muito sabor aos alimentos, e com isso a quantidade de sal é reduzida.
Sem falar que o cheiro verde ajuda a desintoxicar o organismo. A salsinha é rica em fibras, vitamina A, cálcio, fósforo, ferro, vitaminas C, E e do complexo B e também é fonte de proteínas e potássio. A cebolinha é rica em vitaminas A e C e ajuda a melhorar o sistema imunológico.
11 receitas com cheiro-verde para abusar desse tempero saboroso
Fazer o chá é fácil: basta usar 3 ramos de salsinha e 500 ml de água. Lave bem as folhas, coloque água no fogo, adicione a salsinha e deixe ferver por 5 minutos. Não consuma mais do que 1 litro de chá por dia e, para um melhor resultado, beba uma xícara em jejum.
Como preparar o chá de coentro em casa
Como fazer chá de semente de coentro
Para preparar o chá, deve-se colocar 1 colher de chá de salsa desidratada ou 3 colheres de sopa de salsa fresca em 250 ml de água fervente e deixar descansar por 10 minutos. Coar e beber até 3 xícaras por dia.
É um ótimo tranquilizante natural, que pode ser utilizado para tratar a ansiedade e diminuir a tensão causada pelo stresse. O sumo de coentro, salsa e pepino é uma boa forma de repor as vitaminas B e acalmar a mente após um longo dia.
Por ser diurético, ele ajuda na eliminação de líquidos. Além disso, como a salsinha possui propriedades antioxidantes, a bebida também ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e o aparecimento de algumas doenças.