Emprega-se Vossa Senhoria para se dirigir a quem não está incluído nas listas acima, ou seja: vereadores, advogados, diretores de escolas, gerentes, chefes e dirigentes de empresas, padres, pastores e oficiais até coronel. Neste caso, comece o endereçamento com Ao Senhor / À Senhora, e não com “Ilmo. Sr. / Ilma.
sobre: Cartas Quando escrever uma carta, enderece-a ao gerente do banco ou ao chefe do departamento. Para acelerar a chegada da carta ao seu destino, escreva o nome do departamento no envelope, como por exemplo, Gerência, Departamento de Pequenas Empresas.
A esse respeito, inclusive, contamos com o engajamento de Vossa Senhoria, como Auditor-Fiscal que é.
“Vossa Senhoria” é empregado para as demais autoridades e para particulares.
São, maioritariamente, utilizados em tratamentos formais, quando o interlocutor ocupa cargos ou posições sociais elevadas e prestigiadas. Neste caso, o pronome de tratamento Vossa Magnificência ou V. Mag. ª deverá ser utilizado em tratamentos cerimoniosos e respeitosos a reitores de Universidades.
ª - Vossa Eminência - Usado em tratamentos cerimoniosos e respeitosos a cardeais, que são eclesiásticos do Sacro Colégio pontifício e participam no conclave para a eleição de um novo Papa.
s.f. (substantivo feminino) 1. Mulher a quem pertence algo; proprietária, senhora.
para tratar os reitores. A invocação, neste caso, pode ser simplesmente Senhor Reitor, ou então o tradicional Magnífico Reitor. Como todo profissional da área jurídica bem sabe, o tratamento a juízes e desembargadores continua sendo Vossa Excelência.
De acordo com a função que exercem, eles são classificados em sete tipos:
O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo, por exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República. É usado o pronome Vossa Magnificência para as comunicações endereçadas a reitores de universidade.
Muitas vezes, quando as pessoas usam esse termo o que eles realmente querem é se referir a um médico, ou MD. Tecnicamente, qualquer um que possui um grau de doutoramento é um doutor, incluindo psicólogos, que geralmente têm um PhD ou PsyD.