Sinais de problemas na rede elétrica residencial
Os sinais da presença de um curto-circuito incluem:
“Um curto-circuito ocorre quando a resistência elétrica em um circuito é muito pequena e a corrente elétrica que o atravessa atinge uma intensidade muito elevada.” Esse aumento na corrente elétrica causa uma grande liberação de energia e, consequentemente, um superaquecimento dos condutores.
Toque um pino do multímetro no parafuso terminal do disjuntor (ou "parafuso quente"). Toque o outro pino sobre o fio terra, que está normalmente localizado em uma barra de metal no lado direito da caixa de energia. A leitura no multímetro deve mostrar quantidade de eletricidade que está fluindo através do disjuntor.
Tente diminuir essa carga, desconectando aparelhos da tomada, por exemplo. Tem chances ainda de o circuito voltar a funcionar e o fusível ou disjuntor falharem novamente. Nesse caso, o problema pode estar em algum aparelho que ainda está conectado, ou no próprio circuito elétrico.
Abra a caixa do disjuntor da casa e encontre a chave que controla a energia da tomada. Veja se a chave está na posição "desligado" ou entre esta posição e a posição "ligado". Se estiver, coloque-a na posição "desligado" e depois "ligado". Feche a tampa da caixa e teste a tomada novamente com o aparelho.
No caso de não descobrir onde exatamente está o curto-circuito, tente desligar a chave geral e chamar um eletricista profissional. Vale lembrar que mesmo com um disjuntor para garantir a segurança da rede, não é incomum que os fios não suportem o curto e acabem derretendo.
Basta você colocar os parafusos na diagonal e apertar. Vai funcionar até que você quebre a parede e troque a caixa. Acho que você não vai fazer isso né?! Se você colocar o parafuso no fundo da caixa basta colocar um arame e apertar, como eu fiz ai para demonstrar.
Uma tomada pode não estar funcionando se houver uma abertura no circuito ao qual ela está ligada. Isto é um ponto no circuito onde uma corrente elétrica é incapaz de passar. ... Um circuito aberto também pode ocorrer se um fio se deteriorou ou se houver algum tipo de rompimento ou lacuna na fiação.
Como dissemos no início do artigo, fitas adesivas não são fortes o suficiente para segurar cabos, por isso passe uma linha fina de cola em baixo da fita para que ela se reforce, isso fará com que os cabos fiquem firmes na parede.
Coloque a tampa do interruptor usando uma chave de fenda para apertar os parafusos. Se a tampa for de pressão, coloque-a dando batidinha com a palma da mão. 4 – Uma vez que tudo esteja bem conectado, firme e no lugar, religue a energia elétrica da casa e faça alguns testes para verificar se o interruptor funciona.
Desencaixe a tampa do interruptor. Com uma chave de fendas desenrosque um pouco os parafusos para poder ajustar as teclas. Veja se há detritos que possam estar atrapalhando a apertar as teclas. Agora é só encaixar a tampa e pronto!
Verifique todos os fios presos ao interruptor e à campainha. Certifique-se que todos os fios estejam em contato com o parafuso correto. Solte-os e lixe ao redor das áreas de contato. Inspecione cuidadosamente os fios para verificar se há alguma ruptura nas partes plásticas.
Identificado os fios, é o momento de levá-los até o ponto correto onde será instalado o interruptor, com atenção:
No caso de uma substituição, retire a placa e desparafuse o interruptor/a tomada do suporte.
Nunca encoste os fios desencapados e nunca segure dois fios ao mesmo tempo. Para terminar: volte a parafusar a parte interna da tomada/ do interruptor e depois o espelho. Religue a rede elétrica e pronto....Como trocar uma tomada ou interruptor
Como instalar um interruptor paralelo simples
Instalação da lâmpada em paralelo na rede monofásica
Passo 1: Ligação do fio cabo neutro no receptáculo. Segundo passo é ligue o cabo de fase no borne central do interruptor 1. Passo 2: ligação do cabo de fase no interruptor 1. Terceiro passo: é ligar o cabo 1 no borne superior do interruptor 1 e a outra ponta do cabo no borne superior do interruptor 2.
Passo a passo:
O interruptor paralelo, também conhecido como three way, ou três vias é utilizado para ligar ou desligar uma mesma lâmpada de dois lugares diferentes. Assim, uma sala com duas entradas, pode ter um interruptor próximo a cada porta e ambos irão ligar a desligar as mesmas lâmpadas que iluminam esta sala.
Identifique os fios do interruptor Conecte os fios que foram passados no controle do ventilador e no motor. Feito isso, conecte os fios da lâmpada no controle do ventilador e no motor. Prontinho, agora é só ligar o fio Fase no fio Branco do controle de velocidade.
O interruptor usado promoverá estas duas funções, ele é ligado de maneira simples, assim como um interruptor paralelo (three-way). Na parte interna deste interruptor encontra-se um capacitor, onde serão ligados estes cabos que diferem o sentido de rotação e não com o cabo comum.
Em seguida, você deve identificar três fios: terra, neutro e fase. Geralmente, o fio verde é o terra, mas é sempre recomendável fazer um teste com a lâmpada, para garantir. O teto onde o ventilador será instalado precisa ser capaz de suportar, no mínimo, 25 kg e ter uma altura igual ou superior a 2,3 m.
Passo a passo: instalar um ventilador de teto