Para encontrar o gasto energético total é necessário descobrir o gasto energético basal através dos cálculos e posteriormente multiplicar pelos fatores de atividade, injúria e febre. O fator atividade depende dos exercícios que o individuo pratica e de suas atividades diárias.
O consumo extra de oxigênio pós-exercício (EPOC) representa um gasto energético adicional àquele que ocorre durante o exercício, por isso, tem sido medido durante várias horas após a prática de diferentes exercícios.
O objetivo de um treino tabata é melhorar a capacidade física, nomeadamente, através do: Aumento da resistência física; Diminuição do tempo de corrida para determinadas distâncias; Melhoria de determinadas condições de saúde, como, por exemplo, colesterol e pressão arterial.
O treino tabata em si tem uma duração total de 4 minutos, sendo 20 segundos realizando o máximo de repetições de um exercício que conseguir e 10 segundos de descanso. Esse procedimento deve ser repetido por oito vezes.
300 calorias
THE TABATA Você fará 20 segundos do primeiro exercício com 10 segundos de descanso para cada uma das 8 repetições. Então, depois de um intervalo de 60 segundos, você fará as 8 repetições de 20 segundos do segundo exercício com os mesmos 10 segundos de intervalo.
8 aplicativos fitness que precisam estar no celular de quem...
O treino tabata deve ser feito no máximo 3 vezes por semana, sempre no final do treino de musculação. Sempre faça 1 série de 30 segundos de alongamento leve ao final do treino para garantir que seu corpo se recupere de forma adequada.
Quantas vezes por semana o HIIT pode e deve ser realizado? Paulo Gentil – Depende da intensidade. Mas, em termos gerais, um treino intenso só poderá ser realizado duas a três vezes por semana.
O objetivo desse tipo de treino é a queima maior de calorias, tanto durante o treino como nas 24 horas pós-treino. Os treinos HIIT, devido à alta intensidade de performance, têm a característica de durarem pouco tempo, variando entre 10, 15, 20 ou 30 minutos no máximo.
Com o treinamento HIIT para emagrecimento a queima de gordura decorre do excesso de oxigênio após o exercício e também do tipo de substrato utilizado como fonte de energia nesse período, permitindo queimar calorias por até 48 horas pós-treino.