EQST

Qual O Papel Da Educaço Indgena?

Qual o papel da educação indígena?

O papel da educação indígena é reafirmar as identidades étnicas, valorizando suas línguas e ciências e garantindo aos índios e as suas comunidades, o acesso às informações, conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e das demais sociedades seja elas indígenas ou não.

O que é fundamental para os povos indígenas e por quê?

ABr – A demarcação de terras indígenas depois da Constituição de 1998 ajudou? Marta - Olha, com certeza a terra politicamente demarcada, assegurada e efetivamente disposta a esses povos indígenas traz uma melhor qualidade de vida para essa população, traz uma segurança, a possibilidade de um futuro.

O que é fundamental para os índios?

O direito à educação indígena específica, bilíngue e intercultural está assegurado na Constituição Federal de 1988, no 2º parágrafo do artigo 210: “O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de ...

O que poderia ser feito para preservar a cultura indígena?

Para valorizar as culturas indígenas podemos reconhecer que são tão dignas quanto qualquer outra manifestação cultural, reconhecer os direitos políticos dos povos nativos e combater os discursos discriminatórios.

Como são as escolas indígenas resumo?

Escolas indígenas no Censo Escolar Desde a Constituição de 1988, os povos indígenas têm direito a uma educação escolar intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária. ... A transmissão de conhecimentos tradicionais dentro da escola; A participação da comunidade nas decisões dos objetivos da escola.

O que é uma escola quilombola?

A educação quilombola acontece nas comunidades por meio do compartilhamento de conhecimentos e saberes entre todos. ... Isso significa que a escola precisa de uma arquitetura que faça sentido para a comunidade em que está inserida. Que a merenda não destoe da alimentação a qual as crianças estão acostumadas.

Qual a diferença entre a Escola Quilombola e as demais escolas?

É uma escola igual a qualquer outra, porém diferente neste aspecto, concorda? A diferença é que a escola quilombola é construída com recursos do Programa Brasil Quilombola, do Governo Federal. São espaços pensados para os quilombolas e que em tudo lembram a herança cultural dos quilombos.

Qual a importância da educação quilombola?

A educação das crianças sempre ocorreu nos quilombos, liderada pelos mais velhos, e articulada à prática e à tradição oral. ... Em outras palavras, apenas uma educação que se proponha a olhar para a diversidade pode ser capaz de transformar desigualdades em potencialidades e construir uma escola verdadeiramente brasileira.

Por que algumas comunidades quilombolas não têm escolas?

Por que em algumas comunidades quilombolas nao há escolas e por que as crianças param de estudar? ​ As crianças não estudam porque não há estrutura para uma sala de aula ou escola nem mesmo professores e principalmente condições favoráveis ou financeiras para ajudar no material necessário.

Quais são as tradições das comunidades quilombolas?

Entre as danças consideradas pelos quilombolas como parte de sua tradição estão o lundum, a valsa e a mazurca. O violino é o instrumento que acompanha tais danças. Outra tradição é a da desfeiteira. Os vários casais vão dançando pelo salão e, quando a música pára, um dos casais deve recitar um verso.

Que tipo de pressão a comunidade quilombola Sacopã?

ATIVIDADE 1 – Que tipo de pressão a comunidade Quilombola Sacopã vive? A comunidade vive sobre pressão da especulação imobiliária, pois a elite oferece valores altos na tentativa de comprar o terreno para erguer imóveis luxuosos, além de sofrer preconceito.

Que tipo de pressão a comunidade quilombola Sacopã vive?

Dessa forma, vivem pressões relacionadas a impedimentos de realizar suas atividades de origem cultural da comunidade, sofrem com pressões de indivíduos querendo adquirir seus territórios, sofrem com disputas judiciais constantes, vizinhos alegam perturbação de ordem e barulho, o que impede dos nativos manifestarem suas ...

Qual a importância da luta e da organização das comunidades quilombolas como a da reportagem selecione pelo menos dois argumentos para defender os direitos da comunidade quilombola?

Resposta. Resposta: A importancia é que só porque eles são quilombolas não significa que não podem ter um lugar e a liberdade para sobreviver como qualquer outra pessoa. Um argumento é que todas as pessoas tem direitos iguais, sendo quilombola ou não ;o segundo e que os quilombolas também tem direito de viver em paz.

Qual é o problema enfrentado pelos grupos quilombolas e quais são suas causas?

Uma das questões mais atuais da resistência dessas comunidades é a luta pelo território. No Brasil, o número de quilombos titulados é baixo. Quilombolas enfrentam ameaças do agronegócio, da especulação imobiliária e do próprio poder público.

Como vivem os quilombolas Sacopã?

O Quilombo de Sacopã tem 18 mil m² de mata em meio a prédios de luxo e mansões no bairro com o terceiro metro quadrado mais caro do Rio, a Lagoa. Constantemente é alvo da especulação imobiliária, por ser um espaço interessante para a construção de prédios de luxo.