A escala de Ré menor é formada pelas notas: D, E, F, G, A, Bb, C. Essa escala pode ser utilizada em músicas que possuem a tonalidade de Fá maior, pois essa é sua relativa maior.
Como Montar o Campo Harmônico Menor? Para montarmos o campo harmônico menor, basta pegarmos as notas da Escala Menor, que servirá como base, e gerar os acordes em cada grau a partir dela.
Como formar um campo harmônico Para cada nota da escala, o acorde respectivo será formado utilizando o primeiro, o terceiro e o quinto graus (contados a partir dessa nota, em cima dessa mesma escala). Vamos começar com a nota C. O primeiro grau é o próprio C. O terceiro grau, contando a partir de C, é E.
As melodias geralmente são feitas dentro de um contexto em que existe um Centro Tonal indicando uma harmonia e uma escala. Para montar o campo harmônico da escala maior é necessário conhecermos os intervalos e notas pertencentes a ela e depois montamos os acordes em cada intervalo de acordo sobrepondo as terças.
Campo Harmônico é o conjunto de acordes formado a partir das notas de uma determinada escala. Esses acordes são extraídos de uma das quatro escalas estruturais: a maior, a menor, a menor harmônica e a menor melódica. Ao estabelecermos um Campo Harmônico, estamos definindo também uma tonalidade.
CONCLUSÃO
Dessa forma, para reproduzirmos o campo harmônico de Dó maior, faremos da seguinte maneira:
Numa progressão, para você descobrir a qual campo harmônico pertence os acordes envolvidos, você deve começar sempre pelo acorde dominante (porque na maioria das vezes ele resolve na tônica, primeiro grau de uma escala), daí você analisa os acordes anteriores ao dominante e depois os posteriores...na tonalidade Menor ...
O tom é a nota que dá a sensação de repouso numa melodia ou harmonia. A tonalidade de uma música caracteriza a hierarquia de uma nota, que é a nota principal, o centro da música onde todas as outras vão girar em torno dela.
1 - Para cifrar uma música corretamente você precisa: Saber de cor a melodia da música! Isso quer dizer que não adianta ouvir uma música pela primeira vez e colocar o CD no CD-Player e tocar junto que vai sair igualzinho!
Por exemplo: o campo harmônico de dó maior e o campo harmônico de dó menor conservam a mesma tônica, a nota dó. O mesmo ocorre com as demais alturas disponíveis: dó sustenido ou ré bemol, ré, ré sustenido ou mi bemol, mi, fá, fá sustenido ou sol bemol, sol, sol sustenido ou lá bemol, lá, lá sustenido ou si bemol, e si.
Escolha o acorde que deseja clicando em “Criar Cifra” e vá em “Dicionário”. Defina no documento, uma maneira de fazer o acorde e aperte “CTRL+D” para visualizar outras formas. Salve suas cifras no formato . RTF e abra em um editor, como por exemplo, Microsoft Word para então imprimi-las.
Existem duas maneiras de afinar seu ukulele: por ouvido ou usando um afinador cromático. Recomendamos que um iniciante utilize um afinador. Embora algumas pessoas tenham uma sensibilidade extraordinária para ouvir tons, um afinador sempre lhe dará o ajuste mais preciso.
Para fazer a transposição de tonalidade, aumentar um tom em uma cifra, por exemplo, é necessário acrescentar o intervalo de um tom em todos os acordes da cifra....Então, ficará assim:
ERA UMA VEZ – UM TOM ACIMA Basta então montar o campo harmônico de sol e pegar os acordes que representem os mesmo graus musicais. No refrão da música, foram utilizados os acordes de número 4, 5 e 6. No campo harmônico de Sol, para tocar o refrão, pegue o 4º, 5 e 6º acorde e pronto!
Temos o acorde de G, se queremos diminuir em um tom, então teremos acorde o acorde de F, seguindo a escala cromática que usamos como base. Assim, teremos a sequência: Gm7, Eb, Bb e F. Então, o trecho da música que antes tinha a sequência Am7 – F9 – C – G agora terá a sequência Gm7 – Eb9 – Bb – F.
aumentando o tom e usando as mesmas casas de notas abertas (como dó por exemplo) e reproduzindo alguma nota sustenido ou bemol ? Aumente uma tecla pra cada meio tom em todos os acordes (contando as pretas).
Clique duas vezes em sua faixa vocal para lançar sua janela Channel Settings . clique com o botão direito do mouse sobre o " pitch " ; botão na janela Configurações Channel. Selecione a opção "Colar Valor " no menu de contexto que aparece, para combinar com seu o tom de sua voz ao passo mestre do seu projeto.
Você deve identificar o último sustenido (#) que aparece, independente de quantos existirem na Armadura de Clave, você deve sempre olhar o último. A Tonalidade da música será um grau acima desse último sustenido.
A tonalidade da música será um grau acima do último sustenido. No exemplo acima, o último sustenido estava na nota Dó, portanto, a tonalidade é Ré maior. Obs: um grau é a próxima nota da linha ou espaço. Se você quer saber a tonalidade relativa menor, basta pegar um grau abaixo desse último sustenido.
A ordem de entrada do sustenido é fá#, dó#, sol#, ré#, lá#, mi# e si#. A ordem de entrada dos bemóis é sib, mib, láb, réb, solb, dób, e fáb.