As drogas vasoativas agem estimulando receptores α-adrenérgicos, β-adrenérgicos e dopaminérgicos na superfície celular. Por consequência são muito utilizadas como inotrópicos positivos e vasopressores. Noradrenalina, adrenalina, dopamina, fenilefrina e dobutamina são drogas agonistas adrenérgicas.
Os mais comumente empregados são o fentanil, alfentanil, sufentanil e a morfina. O uso concomitante de opioidesreduz a necessidade de outros hipnóticos. Os benzodiazepínicos (BZD) são as drogas mais amplamente utilizadas na UTI.
Nitroglicerina
Nipride é um medicamento anti-hipertensivo que tem como substância ativa o Nitroprusseto. Esse medicamento de uso injetável é indicado para indivíduos que sofrem de pressão alta, uma vez que a ação do Nipride tem efeito direto sobre o músculo liso das veias e artérias causando a vasodilatação e diminuindo a pressão.
Tempo de meia vida de 1 a 4 minutos.
Deve ser administrada por via endovenosa em infusão contínua – idealmente, através de bomba de infusão – nas doses de 0,05 a 2 mcg/kg/min. Classicamente não há descrição de dose máxima de infusão de noradrenalina, mas doses acima da preconizada tendem a não trazer melhora adicional do perfil hemodinâmico.
O TRIDIL® (nitroglicerina) é indicado para tratamento de hipertensão pré-operatória; para controle de insuficiência cardíaca congestiva, no ajuste do infarto agudo do miocárdio, para tratamento de angina pectoris em pacientes que não respondem à nitroglicerina sublingual e betabloqueadores e para indução de hipotensão ...
O Tridil®, é um medicamento chamado de vasodilatador porque dilata os vasos sanguíneos do corpo. Este medicamento é utilizado para baixar a pressão arterial, melhorar a circulação do sangue no coração em casos de dor no peito, infarto do coração ou insuficiência cardíaca.
Este medicamento é indicado para o tratamento de hipertensão perioperatória; para controle de insuficiência cardíaca congestiva, no ajuste do infarto agudo do miocárdio, para tratamento de angina pectoris em pacientes que não respondem à Nitroglicerina sublingual e betabloqueadores e para indução de hipotensão ...
Isordil® é indicado na profilaxia (prevenção) da dor isquêmica cardíaca (angina) e na insuficiência cardíaca congestiva aguda e crônica.
Comprimidos orais -os comprimidos orais de Isordil® devem ser ingeridos, sem mastigar, com ajuda de um pouco de líquido, na dose de 5 a 30 mg, via oral, quatro vezes ao dia, a cada 6 horas, preferivelmente com o estômago vazio.
Sustrate, para o que é indicado e para o que serve? Sustrate® é indicado no tratamento de episódios agudos na angina pectoris e para prevenção de crise aguda de angina produzida por exercícios em pacientes com insuficiência coronariana crônica.
Os comprimidos sublinguais de Isordil® devem ser colocados e mantidos sob a língua até completa dissolução (aproximadamente 20 segundos), na dose de 5 a 10 mg a cada 2 ou 3 horas.
A via sublingual é uma opção muito utilizada, em casos em que é necessário administrar medicamentos com urgência, como num ataque cardíaco, por exemplo, em que é administrada nitroglicerina debaixo da língua, que faz efeito em cerca de 1 a 2 minutos.
Captopril oral ou sublingual, um inibidor da enzima conversora da angiotensina, é uma opção segura para tratar urgências hipertensivas.
Dinitrato de Isossorbida sublingual comprimidos No tratamento de angina pectoris e na profilaxia em situações que podem desencadear uma crise de angina como, por exemplo, estresse físico ou emocional.
Isossorbida (dinitrato, mononitrato) é um fármaco utilizado no tratamento da angina, edema agudo de pulmão e insuficiência cardíaca congestiva. Trata-se de um vasodilatador direto. A administração do medicamento via sublingual provoca efeitos em aproximadamente 2 a 5 minutos e podem durar de 1 a 2 horas.
Angina de peito (angina pectoris) é a descrição utilizada para caracterizar a dor torácica causada pela falta de sangue (isquemia) que acomete o músculo cardíaco.
A medicação pode ser indicada para aliviar sintomas relacionados às seguintes condições: Hipertensão (pressão alta) Angina de peito (Angina pectoris) Infarto agudo do miocárdio (inclusive tratamento precoce e tardio)
O atenolol deve ser administrado por via oral, com água, de preferência no mesmo horário todos os dias. O paciente não deve utilizar o atenolol se estiver em jejum por tempo prolongado. Posologia: Hipertensão: a maioria dos pacientes responde a 1 dose única oral diária de 50 a 100 mg.
O atenolol é um bloqueador beta-1 seletivo, ou seja, ele age predominantemente nos receptores beta-1. O alvo principal da sua ação é o coração. Como resultado do bloqueio dos receptores beta-1, o atenolol promove: Redução da frequência cardíaca.
O Propranolol (principais nomes fantasia: Inderal, Rebaten), assim como o Atenolol (Atenol, Angipress, Ablok, Atenopress), Nadolol, Metoprolol (Selozok, Seloken, Lopressor), Bisoprolol (Concardio, Concor) pertencem a uma classe de remédios preventivos para enxaqueca, denominada bloqueadores ß-adrenérgicos, ou ...
Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): Bradicardia (batimentos lentos do coração), mãos e pés frios, alterações gastrointestinais e fadiga (cansaço).