A Sabinada teve início quando alguns militares e civis encaminharam-se para o Forte de São Pedro em 6 de novembro de 1837. O ataque ao forte deu início a um confronto violento que resultou na conquista dele pelos que se rebelavam.
Aconteceu durante o Período Regencial, no Grão-Pará - região que hoje abriga o Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia e Roraima - entre os anos de 1835 e 1840. A revolta ganhou esse nome porque grande parte de seus participantes eram os chamados cabanos, população pobre que vivia em cabanas próximas aos rios da região.
Daí o nome cabanagem, organização composta por índios, mestiços e negros. ... Os principais líderes dos Cabanos foram os liberais exaltados Clemente Malcher e os irmãos Vinagre e Eduardo Angelim. Em janeiro de 1835, os revoltosos tomaram Belém e mataram o presidente da província, Lobo de Souza.
A Cabanagem foi uma revolta popular extremamente violenta, ocorrida de 1835 a 1840, na província do Grão-Pará. A rebelião tinha como objetivo a independência da região.
Péssimas condições de vida da população que era principalmente formada por índios, nefros forros, escravos e mestiços; Abandono do Grão-Pará pelo governo recente; Elite desejava participar da política e administração da província; Desejo de independência em relação ao governo central.