A ração com farelo de arroz deve ser fornecida às ovelhas lactantes na quantidade de 600 g. Se o pasto tiver baixa qualidade, o valor deve ser aumentado. Para os demais ovinos, a quantidade de ração pode ser de 400 a 500 g para a boa mantença do rebanho.
Carneiros adultos devem ser alimentados preferencialmente à base de volumosos de boa qualidade e pequena quantidade de ração concentrada, com 14- 16% de proteína bruta, na quantidade máxima de 0,5 a 0,7 kg/dia dependendo da idade e do peso dos animais.
Farelo de soja: é uma das melhores fontes proteicas utilizadas na alimentação de animais domésticos. Possui 45 a 47% de proteína bruta. Deve compor preferivelmente rações para cordeiros (creep-feeding e confinamento), devido seu preço elevado.
Qual o melhor capim para o pastejo de ovinos no nordeste?
Tipos de capins resistentes a seca
Vejamos a seguir os tipos de pastagem mais cultivados no país.
origem subtropical, como: coast-cross (Cynodon dactylon cv. Coast Cross), tifton (Cynodon spp.), rodes (Chloris gayana), ramirez (Paspalum guenoarum cv. Ramirez), pensacola (Paspalum notatum cv.
O gênero Panicum vem sendo cada vez mais utilizado no país. De modo geral, apresenta alta produtividade em MS/ha/ano e valor nutricional mais elevado quando comparado a braquiária.
Gramíneas anuais como aveia branca (Avena sativa), aveia preta (Avena strigosa), azevém (Lolium multiflorum), cevada (Hordeum vulgare) e centeio (Secale cereale) são algumas forrageiras de inverno recomendadas ao Estado de São Paulo. A azevém, cevada e centeio são utilizadas para o pastejo direto.