O júri popular é previsto para um único conjunto de crimes, os dolosos contra a vida, sejam eles tentados ou consumados. Esses crimes são intencionais de homicídio, infanticídio, aborto ou participação em suicídio.
substantivo masculino Ato ou efeito de julgar; opinião, juízo, apreciação: submeto-me ao seu julgamento.
Julgar pode ser tomar uma decisão como árbitro ou juiz entre causas, ou avaliar alguma coisa para formar uma opinião crítica sobre ela. A Bíblia fala destes dois tipos de julgamento dos outros. Deus é o Juiz que irá julgar todas as pessoas de acordo com o que fizeram (Salmos 98:9).
Jesus nos manda sim Julgar/Exortar: (Corrigir, Aconselhar; animar; encorajar, proclamar de forma autêntica o Evangelho). Exortar não é brigar, nesse tipo de atitude não deve haver grosseria e sim amor.
Quando julgamos os outros, não conhecemos a história completa, o que há por trás dessa pessoa. Você só precisa olhar para si mesmo. Quantas pessoas existem que não têm ideia de tudo que você já passou? Não tente procurar visões melhores ou piores, todas são válidas!
Para não julgar os outros, podemos seguir estas 8 estratégias:
Há somente 4 motivos pelos quais somos julgados na vida: 1 – Pelo que fazemos. Tudo o que fazemos na vida transforma-se em objeto de análise e julgamento das pessoas próximas que nos cercam. Se compramos um carro, por exemplo, podemos ser julgados como bem sucedidos, ou até mesmo como esbanjadores.