A classificação biológica ou taxonomia é um sistema que organiza os seres vivos em categorias, agrupando-os de acordo com suas características comuns, bem como por suas relações de parentesco evolutivo.
A sistemática é a área da biologia dedicada a inventariar e descrever a biodiversidade e compreender as relações filogenéticas entre os organismos. ... O objetivo da classificação dos seres vivos, chamada taxonomia, foi inicialmente o de organizar as plantas e animais conhecidos em categorias que pudessem ser referidas.
A táxonomia Biológica é um ramo da Biologia voltada para a ordenação e classificação dos seres vivos. Esta ciência estuda as relações de parentescos entre os organismos e suas histórias evolutivas. A táxonomia atua depois que ocorre a geração da árvore filogenética de um ser vivo.
Taxonomia é a ciência que classifica os seres vivos. Ela procura refletir a evolução dos seres vivos e classificar todos os animais e plantas sobre a Terra em grupos de acordo com as características fisiológicas, evolutivas e anatômicas de casa animal ou grupo de animal.
A taxonomia tem por objetivo organizar e definir os grupos de organismo biológicos (seres vivos) segundo características comuns, bem como dar nome aos grupos e organismos. É a ciência responsável pela criação de regras de classificação.
A filogenia ou filogênese consiste em definir hipóteses sobre as histórias evolutivas das espécies, desde os seus ancestrais até os seres recentes.
O objeto de estudo da sistemática é a biodiversidade e as relações entre os organismos. Os principais objetivos é a classificação dos seres vivos e a organização dos mesmos em categorias próprias. Inclui a taxonomia responsável por descrever, identificar e classificar os organismos.