A estrutura do núcleo interfásico. O núcleo é delimitado pelo envoltório nuclear ou carioteca, que consiste em uma dupla membrana concêntrica oriunda de um domínio especializado do retículo endoplasmático (Fig. 2).
Os Componentes do núcleo interfásico: Membrana nuclear (cariomembrana ou carioteca): membrana dupla, porosa e apresenta ribossomos aderidos. Através dos poros são feitas as trocas entre o núcleo e o citoplasma. ... Nucléolo: de RNAr (ribossômico), principal componente químico dos ribossomos, de onde os mesmos surgem.
O ADN presente no núcleo encontra-se geralmente organizado na forma de cromatina (que pode ser eucromatina ou heterocromatina), durante o período de interfase. Durante a divisão celular, porém, o material genético é organizado na forma de cromossomos.
Resposta: a) De acordo com a imagem, as células que estão na intérfase são as células 3 e 4. Podemos constatar isso, pois nesta fase o material genético e as organelas são duplicados. b) A fase 5 representa a telófase, fase final da mitose, onde a célula já separou seu material genético e organelas duplicadas.
O DNA fica localizado no núcleo celular, por tanto, é no núcleo que está contida todas as informações genéticas. No interior do núcleo é possível encontrar corpos os nucléolos, compostos proteicos, DNA, RNA e os genes nucleares, também denominados de código genético.
Na eletrosfera do átomo existe apenas uma partícula, o elétron. Lembre que as partículas fundamentais do átomo são os prótons e os nêutrons que se encontram no núcleo e os elétrons que se encontram na eletrosfera, que é uma região no entorno do núcleo.
Quando um termo da oração é expresso por mais de uma palavra, haverá sempre uma maior importância semântica, em torno da qual giram as demais palavras, que com ela concordam e se relacionam. Em outras palavras, núcleo é a palavra mais importante e usamos esta palavra inclusive no nosso cotidiano. ...
É sempre muito importante analisar qual é o núcleo significativo da declaração: se o núcleo da declaração estiver no verbo, teremos um predicado verbal (ocorre nas frases verbais); se o núcleo da declaração estiver em algum nome, teremos um predicado nominal (ocorre nas frases nominais que possuem verbo de ligação).