Glycia ensinou quatro gestos básicos: rolamento pelo corpo, movimento em oito, quicar em diferentes ritmos e lançamento. Para orientar as ações desse último gesto, ela perguntou: "Qual a melhor forma de mandar a bola para quem está em frente?" e "Como arremessar de costas?".
Os movimentos executados são saltos mortais, duplos, quádruplos e acrobacias variadas e a altura atingida durante os saltos atinge até seis metros. O equipamento utilizado nesse esporte é o trampolim.
Principais saltos da ginástica de trampolim: - Double Full: salto mortal com duas piruetas. - Miller: duplo mortal com 3 piruetas. - Pike: salto mortal carpado. - Side: salto mortal lateral.
A ginástica de trampolim é um esporte no qual o ginasta deve executar uma série ininterrupta de dez saltos acrobáticos em um trampolim. Uma banca de arbitragem estabelece a pontuação do atleta com base na dificuldade da série, na sua execução e no tempo que o atleta despende no ar, chamado de tempo de voo.
Trampolim acrobático ou Ginástica de trampolim é uma disciplina da ginástica, na qual o atleta executa saltos acrobáticos num trampolim. Enquanto a modalidade efetivamente gímnica, foi criado em 1936 nos Estados Unidos pelo professor de educação física George Nissen, que formatou suas regras.
A aula de ginástica localizada é uma forma de exercício físico em que os músculos são exercitados de maneira isolada ou em grupo, divido por blocos de exercício, com alto gasto calórico (queime calorias).
Resposta. As ginásticas de trampolim incluem submodalidades como o Tumbling, o Minitrampolim e o Duplo-Minitrampolim e, a mais conhecida, o Trampolim Acrobático (TA), popularmente denominado "Cama Elástica".
Nos Jogos Olímpicos, os saltos se dividem em seis tipos....Eles definem a posição em que o atleta deve iniciar e concluir o seu salto.
A série da ginástica de trampolim é uma sequência de 10 elementos, que devem ser apresentados pelo ginasta de forma ininterrupta sobre o trampolim. A estrutura da série, ou seja, a ordem dos elementos que a integram, é chamada de composição.
Resposta. Resposta: Juízes de facilidades,juízes de tempo de voo,juízes de execução,juízes auxiliares e Juiz principal.
A ginástica artística exige muita técnica. As provas masculinas e femininas são diferentes. Os homens executam provas com os seguintes equipamentos: argolas, barras, cavalo com alças, salto sobre a mesa e solo.
Na ginástica artística, os atletas são avaliados por juízes em dois critérios principais: a dificuldade da série (nota A) e a execução dos movimentos (nota B). Quanto maior for o grau de dificuldade dos movimentos realizados em uma série, maior será a nota de partida daquele atleta.
Resposta: Inspirado na cama elástica presente na prática circense, a ginástica de trampolim é um esporte que foi criado nos Estados Unidos, no início do século XX. A ginástica de trampolim, até 1998, tinha um órgão específico para organizar a modalidade e suas comeptições: a Federação internacional de Trampolim.
A versão moderna do trampolim foi criada por George Nissen, em 1934, nos Estados Unidos. O aparelho foi utilizado para treinar astronautas e desenvolver as habilidades acrobáticas em outros esportes. A atividade conquistou as pessoas que passaram a praticá-la por diversão.
Trampolim Individual: sendo a única prova disputada nas Olimpíadas, o trampolim individual consiste em saltar uma cama elástica com medidas de 5 m x 3 m x 1,15 m e executar 20 movimentos técnicos obrigatórios.
George Nissen
George Nissen
Mini-trampolim: É um aparelho utilizado para a realização de saltos que envolvem grandes cuidados ao nível da segurança, devido à elevada impulsão que proporciona. A execução dos saltos caracteriza-se essencialmente pela elevação e/ou rotação.
1946
A ginástica artística nasceu oficialmente em 1811, quando o alemão Friederich Ludwig Jahn criou, em Berlim, o primeiro clube dedicado ao esporte. No entanto, a modalidade é uma das mais antigas da História. O esporte teve suas no antigo Egito, onde artistas faziam acrobacias circenses para entreter o público.
Resposta. Explicação: Em 1946, na Rússia, surge o termo “rítmica”, devido à utilização da música e da dança durante a execução de movimentos. Em 1961, alguns paises do leste Europeu organizam o primeiro campeonato internacional da modalidade.
Início da Ginástica Rítmica no Brasil Em 1956, Dona Ilona, como ficou conhecida, fundou a primeira equipe brasileira de Ginástica Rítmica, o GUG - Grupo Unido de Ginastas. No Brasil, os campeonatos da modalidade foram realizados primeiramente no Rio de Janeiro.
A ginástica desembarcou no Brasil através dos imigrantes alemães, no século XIX. Fixado no Rio Grande do Sul, os europeus trouxeram os ensinamentos de Friedrich Ludwig Christoph Jahn, e aos poucos foram introduzindo os equipamentos na prática dos exercícios.
Dez anos depois disso, o 41º Congresso da Federação Internacional de Ginástica reconheceu, em 1962, a ginástica moderna como modalidade independente. Em 1963, foi realizado em Budapeste, na Hungria, o 1º Campeonato Mundial. Naquele mesmo ano e até 1972, o esporte foi rebatizado de ginástica rítmica moderna.
Resposta: Em 1946, na Rússia, surge o termo “rítmica”, devido à utilização da música e da dança durante a execução de movimentos. ... No ano seguinte, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) reconheceu a GRD com um esporte.