Nas situações mais comuns, a recomendação é de três consultas mensais para bebês com 5 a 30 dias de vida, uma vez por mês entre dois e seis meses de idade e uma visita a cada dois meses, a partir dos sete meses do bebê.
A puericultura é uma subespecialidade da pediatria que se preocupa com o acompanhamento integral do processo de desenvolvimento infantil. Busca analisar o processo de crescimento, o desenvolvimento físico e motor, a linguagem, a afetividade e a aprendizagem cognitiva da criança.
A função do pediatra, muito mais do que tratar a doença, é acompanhar o desenvolvimento da criança. Por isso, as consultas, em geral, são mais demoradas e servem para os pais tirarem dúvidas e receberem orientações sobre alimentação, sono, vacinas, prevenção de doenças e acidentes, educação dos filhos etc.
É uma tarefa e tanto e que, por isso mesmo, precisa ser acompanhada por um médico desde o início: a primeira consulta ao pediatra, que também costuma ser a primeira vez que o bebê sai de casa, deve acontecer de três a sete dias após a alta hospitalar.
Fale sobre todas as preocupações de saúde que perceber, como crosta láctea ou erupção cutânea causada pela fralda. Pergunte sobre os padrões de sono, alimentação e evacuação de seu bebê.
Nesta consulta, o pediatra deve perguntar sobre o histórico de saúde dos familiares, da gestação, o contexto familiar, se primeiro filho, informar sobre os dados do parto, verificar o aspecto nutricional, a amamentação, o sono, as funções fisiológicas (diurese e evacuações), o cuidado com o coto umbilical, a carteira ...
Neste artigo você vai encontrar:
O que perguntar ao pediatra?