Os textos de divulgação científica são utilizados para compartilhar informações, pesquisas e outros dados, de cunho científico, mas com uma linguagem explicativa, didática e, por isso, mais superficial e abrangente, distinguindo-se, portanto, da linguagem especializada do texto científico.
Uma característica comum a praticamente todos os textos científicos é a organização nas seguintes partes: Introdução, Objetivos, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões.
Comece com algo que chame a atenção do leitor. Pode ser uma imagem, uma pergunta, algo que motive as pessoas a lerem o conteúdo até o final. O primeiro parágrafo é o mais importante, por isso, evite usar palavras difíceis, jargões, fórmulas… prefira sempre um texto com linguagem simples e informal.
Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica – texto didático, artigo de divulgação científica, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia (impressa e digital), esquema, infográfico (estático e animado), relatório, relato multimidiático de campo, ...
Verificado por especialistas O gênero de divulgação científica tem como característica a apresentação de um texto expositivo e argumentativo. Esse gênero é classificado como expositivo porque tem como objetivo apresentar a informação, que pode ser por meio da descrição e definição.
O texto de divulgação científica é marcado pelo uso da terceira pessoal do singular ou plural. Esse gênero textual não apresenta a pessoalidade, que seria usar o "eu" ou "nós". O objetivo do texto de divulgação científica é apresentar impessoalidade.
Resposta. Resposta: É uma característica do gênero de divulgação científica: a) Uso do verbo na 3ª pessoa para marcar impessoalidade.
A divulgação científica tem a função de popularizar a ciência, democratizar o acesso ao conhecimento científico e estabelecer condições para a alfabetização científica. Colabora para a inclusão de cidadãos em debate sobre temas especializados e que podem impactar em seu cotidiano.
É uma característica do gênero de divulgação científica (A) o uso do verbo na terceira pessoa para marcar impessoalidade. (B) o emprego da linguagem formal para aproximar-se do leitor. (C) a presença de uma moral em defesa dos bons costumes. (D) a utilização de figuras de linguagem como ambiguidade.
Finalidade de um Artigo Científico. Comunicar os resultados de pesquisas, idéias e debates de uma maneira clara, concisa e fidedigna. Servir de medida da produtividade (qualitativa e quantitativa) individual dos autores e das intituições a qual servem.
O artigo de divulgação científica é escrito por cientista ou jornalista especializado na área, com a finalidade de informar o público geral, que está fora da esfera científica, os resultados dos estudos.
O artigo científico tem por finalidade apresentar publicamente os resultados originais de uma dada pesquisa. ... O artigo científico, como o próprio nome já nos revela, caracteriza-se por um texto científico cuja função é relatar os resultados, sendo esses calcados de originalidade, provenientes de uma dada pesquisa.
O artigo de opinião é um gênero textual pertencente ao tipo argumentativo e tem como intencionalidade apresentar o ponto de vista do(a) articulista — locutor(a) do texto — acerca de algum assunto relevante socialmente.
Explicação: a) Que pessoa do discurso é usado no artigo de opinião? porque é feito este uso? R: A 3° pessoa do discurso.
O que predomina no artigo de opinião lido: narrativa de fatos, instruções para resolver o problema ou argumentos para provar.
Verificado por especialistas c) A forma verbal "funcionas" indica a 2ª pessoa do singular (tu funcionas).