Afinal, o cará-moela também é rico em potássio. O mineral é muito importante para o correto trabalho dos músculos. Assim, ajuda no ritmo do coração e também evita as temidas cãibras. O alimento, da mesma forma, é rico em cálcio, magnésio e fósforo.
Assim, ficou definindo que inhame é a mesma coisa que cará, e se refere ao alimento de origem africana e de nome científico Dioscorea cayanensis Lam. Já o que no sudeste é chamado de inhame, na nomenclatura padronizada ficou definido como taro, cujo nome científico é Colocasia esculenta (L.)
Para facilitar o arejamento e drenagem do solo e evitar apodrecimento dos tubérculos, o cará deve ser plantado em covas altas ou matumbos, ou em camalhões. No sistema de covas altas ou matumbos, com o auxilio de uma enxada ou cavadeira articulada abrem-se covas de 0,35 m x 0,35 m de largura por 0,30 m de profundidade.
O inhame pode ser plantando em sulcos abertos no solo, ou em leiras. Os sulcos só são indicados para solos bem soltos, e devem ser abertos em uma profundidade de 15 a 20 centímetros. Em terrenos mais pesados, recomenda-se utilizar leiras para o plantio. A altura das leiras deve ser de, pelo menos, 30 centímetros.
O inhame deve ser colhido quando amadurecido, aproximadamente, aos 180 dias após o plantio. O amadurecimento do inhame pode ser constatado pela seca das flores e pelo amarelecimento das folhas. COMO É FEITA A COLHEITA DO INHAME?
Para verificar, dê uma leve furadinha na raiz e veja o líquido que sai da raiz. Quando for escolher o cará, certifique-se de que ele não tenha nenhuma marca, mancha ou áreas descoloridas. A cor do cará deve ser marrom e a casca é normalmente firme e lisa, sem danificações.
No entanto, o inhame (Colocasia esculenta) é um tubérculo que pertence à família das aráceas, é menor e tem casca mais peluda. Já o cará (Dioscorea alata) é um tubérculo da família das dioscoreaceae e costuma ser mais comprido. ... O inhame possui vitaminas A, C e do complexo B e proteínas.
Compare, abaixo, os valores nutricionais de cada um deles.
O inhame taro, além de possuir ácido oxálico (uma substância química presente também no cará que causa sensação de coceira e formigamento nos lábios, gargantas e mãos), tem outros compostos que fazem mal ao organismo como fitatos e taninos, que podem causar intoxicação alimentar, vômitos, náuseas e diarreia.
É uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, como vitamina B6, vitamina B1, riboflavina, ácido fólico e niacina. Ele também contém uma boa quantidade de antioxidantes e vitamina C. Já em relação aos minerais, o inhame possui cobre, potássio, ferro, magnésio, cálcio e fósforo.
Ela precisa ter:
A taioba, embaixo, tem o talo saindo logo na junção das folhas, além de ter uma linha que “contorna” toda a folha. O inhame, acima, não tem a linha de contorno e o talo sai do meio da folha, não da junção.
Esses alimentos são:
Devem ser consumidos alimentos ricos em ferro heme (origem animal) como a carne vermelha, por exemplo, juntamente com fontes de vitamina C (suco de limão, acerola, laranja) a fim de aumentar a absorção de ferro se o doente estiver com anemia ferropriva.