A Guiné é uma planta medicinal popularmente conhecida como Rabo-de-gambá e Amansa senhor, que é utilizada para fins terapêuticos devido a sua ação anti-inflamatória e no sistema nervoso.
O jeito certo de cuidar da erva é deixá-la no sol, em ambiente arejado e esperar a terra secar antes de regar novamente. É umas das plantas mais poderosas para combater inveja e mau-olhado. Quando colocada em um ambiente, além de proteger, emite vibrações de prosperidade e entusiasmo.
As folhas e raízes da planta têm um forte odor. A planta era usada pelos maias como medicamento e no Brasil em rituais religiosos afro-brasileiros. ... A raiz é considerada anestésica e analgésica. Ela pode ser usada na forma de cataplasma para dor de cabeça, dores reumáticas e outros tipos de dores, assim como inseticida.
O banho de guiné é considerado renovador e atrai energias positivas. Essa erva chamada guiné é excelente para eliminar a negatividade, tanto do exterior quando de si mesmo, equilibrando desta forma, o lado espiritual.
As guias, depois de prontas ou compradas devem ser descarregadas e cruzadas (benzidas). Dependendo da doutrina de cada casa, as guias serão colocadas no conga por um determinado tempo, as vezes serão colocadas em certos recipientes com misturas de ervas, ou colocadas em sal grosso, e etc.
Ter fé é colocar a alma na comunicação no feito. A sexta forma: CARIDADE – uma das formas mais bonitas de agradar aos guias e Orixás, caridade é você se doar é dar o seu melhor para o outro e para si mesmo. A caridade não visa lucro, não é mesquinha e nem fugaz.
Para fazer a sua guia de proteção, você vai usar um cordão de náilon ou barbante no qual possa colocar contas da cor pedida pelo seu Orixá (podem ser compradas em lojas de artigos místicos). Dê um nó na ponta, deixando um pedaço a mais sem contas e vá colocando-as até ficar de um tamanho que você goste.
Preste atenção aos sinais Faça perguntas para seus guias e espere. Não tenha pressa, seus guias sabem o momento certo para te responderem da melhor forma possível. Alinhe sua energia com a dos seus guias. Assim eles podem lhe ajudar com suas atitudes e também passar sinais que você possa reconhecer.
Todas as guias, para terem valor vibracional, devem ser imantadas e fundamentadas. O número de contas deve ser passado pelo Dirigente Espiritual (geralmente são 147 contas ou 151, variando de acordo com o fundamentos de sua Casa).
Ofereça tudo a Iemanjá, pedindo para que ela ajude você a alcançar o que deseja, rezando em seguida um Pai-Nosso e uma Ave-Maria. Ao conseguir a graça, volte ao lugar e reze novamente, desta vez em agradecimento. Esta simpatia deve ser feita no dia 08 de dezembro, dia de Iemanjá.