O Suas é organizado por proteção Básica e Especial, a saber: A Proteção Social Básica tem como objetivo a prevenção de situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
O que é Sistema Único de Assistência Social (Suas)? O sistema faz parte da nova Política Nacional de Assistência Social, que visa proporcionar às famílias em vulnerabilidade social e pessoal garantias de maior acesso aos programas sociais.
Sistemas de proteção social são mecanismos criados pela sociedade tendo em vista proteger seus membros contra aquilo que pode limitar a sua capacidade de atender as suas necessidades fundamentais.
Assistência Social
Acesse
Os serviços ofertados no CRAS são divididos da seguinte forma:
Serviços ofertados: PAIF - Proteção e Atendimento Integral à Família. SCFV - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas.
Os serviços ofertados pelo CRAS visam à convivência e fortalecimento de vínculos. O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é o principal serviço ofertado, pois garante o direito à convivência familiar e assegura a matricialidade sociofamiliar no atendimento socioassistencial.
Se você conhece idosos, crianças, dependentes químicos ou pessoas em situação de risco, em condições muito ruins de vida, recomende que essas pessoas procurem o CRAS, que irá ampará-los, oferecerá tratamento, assistência psicológica/social e encaminhará esses indivíduos para cadastros e o recebimento de bolsas-auxílio ...
O Cadastro Único serve para que as famílias de baixa renda possam participar dos programas sociais do Governo Federal. ... Se você tiver dúvida se sua família pode fazer parte do Cadastro Único, procure um posto de cadastramento na sua cidade ou um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para mais informações.
a) CPF ou Título de Eleitor; Para os demais membros da família: b) Qualquer um dos documentos de cada uma das pessoas da família: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor.
O cadastramento não é feito pela internet! É preciso ir até o setor responsável pelo Cadastro Único em sua cidade para se inscrever. Pode ser que você não esteja em nenhuma dessas situações, mas precise fazer seu cadastro para receber um serviço que exija isso. Se esse for seu caso, poderá se cadastrar também.
Para se cadastrar no CadÚnico, o responsável pela família precisa comparecer a um Centro de Referência em Assistência Social com seu CPF ou título de eleitor em mãos. Além disso, deve apresentar pelo menos um documento com foto de todas as pessoas da família.
Como fazer para se inscrever no Cadastro Único: Ter uma pessoa responsável pela família para responder às perguntas do cadastro. Essa pessoa deve fazer parte da família, morar na mesma casa e ter pelo menos 16 anos. Para o responsável pela família, de preferência uma mulher, é necessário o CPF ou Título de Eleitor.
Podem se inscrever no Cadastro Único: Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo (R$ 550, em 2021) por pessoa; ... Família com renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo.
Como fazer o cadastro no CadÚnico?
Perguntas e respostas frequentes - Cadastro Único (CadÚnico)
Perguntas e respostas frequentes - Bolsa Família
Para Obter o Código Familiar, pesquise pelo NIS ou CPF
Como solicitar os formulários de cadastramento É necessário fazer a solicitação, por meio do Sistema de Atendimento e Solicitação de Formulários (Sasf), disponível no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF), no caminho Gestão do Cadastro > Formulários (Sasf).