O CR corresponde à média ponderada das notas obtidas pelo aluno nas disciplinas curriculares cursadas, tomando-se o número de créditos como fator de peso. Para o cálculo do CR acumulado, a média ponderada leva em consideração as médias finais obtidas em todas as disciplinas cursadas até então.
O sistema apura o coeficiente multiplicando a carga horária da disciplina com a nota obtida na disciplina, em seguida dividindo o somatório do resultado desta multiplicação pelo somatório da carga horária das disciplinas cursadas.
O coeficiente de Rendimento (CR) é o índice que mede, ao longo do curso, o desempenho acadêmico do estudante ao fim de cada período letivo. O valor do CR varia de 0 (zero) a 10 (dez) e se encerra na terceira casa decimal sem arredondamento.
Artigo 137 – O coeficiente de rendimento (CR) será a média ponderada das notas obtidas nas disciplinas cursadas no período letivo tendo o número de créditos da disciplina como peso de ponderação. O mesmo será expresso com duas casas decimais.
Somam-se as quatro notas parciais de cada bimestre e obtendo um número total, basta dividi-lo por 4 (equivalente a cada nota parcial). Supondo que o aluno tivesse as seguintes notas nos quatro bimestres: sete (7), oito (8), cinco e meio (5,5), sete e meio (7,5), ao final do ano a sua média final seria a nota sete (7).