Além disso, a folha de saião pode ser batida junto com um xícara de leite, devendo-se coar e tomar a mistura 2 vezes ao dia, o que muitos acreditam potencializar seus efeitos como calmante da tosse e cicatrizante estomacal.
Kalanchoe brasiliensis e Kalanchoe pinnata são as duas espécies de saião de que vamos falar aqui pois, têm usos semelhantes na medicina popular brasileira. Saião – ou folha-da-fortuna, coirama, folha-da-costa ou orelha-de-monge – é uma planta usada há séculos por suas capacidades de cura.
Da mesma forma que a fria, basta aplicar uma bolsa de água quente ou uma toalhinha umedecida com água quente sobre a lesão ou área desejada. Neste caso, mantenha a temperatura quente durante todo o tempo (mínimo de 15 minutos), molhando a toalha novamente na água quente.
O chá da folhas de saião deve ser feito com 3 colheres de sopa de folhas frescas picadas, 250 ml de água fervente, tampar e deixar repousar por 5 minutos, coar e beber 2 xícaras ao dia. Essa mesma proporção se usará para fazer gargarejos, lavar feridas, queimaduras, frieiras e lesões de erisipela.
A sua ação foca-se na eliminação de dores, espasmos musculares, suavização de processos inflamatórios e traumáticos, remoção de calosidades e verrugas, entre muitas outras aplicações possíveis.
Remédio para dor muscular