O motivo principal da Inconfidência foi a questão da derrama. Tratava-se de uma operação fiscal realizada pela Coroa portuguesa para cobrar os impostos atrasados. O chamado quinto, como o próprio nome já indica, correspondia à cobrança de 20% (1/5) sobre a quantidade de ouro extraído anualmente.
Causas da Conjuração Baiana No final do século XVIII, a população de Salvador encontrava-se em uma situação que beirava a miséria. ... Outro fator de revolta da população de Salvador eram os abusos cometidos pelos contratadores de gêneros de primeira necessidade.
As principais ideias iluministas que influenciaram os inconfidentes foram: - Fim do colonialismo; - Fim do absolutismo; - Substituição da monarquia pela República; - Liberdade econômica (liberalismo); - Liberdade religiosa, de pensamento e expressão.
A conjuração mineira(ou Inconfidência Mineira) não deu certo pois Tiradentes,como Joaquim José da Silva Xavier era chamado na época,fora traído por um membro do grupo,que contou ao governo. Por fim,todos os integrantes da tentativa de revolta foram mortos.
O livre-cambismo, política econômica da industrialização, forçava a abertura de novas frentes de comércio. A partir daí, era preciso extinguir o pacto colonial, pois este era um empecilho às livres relações comerciais entre os países.
Conjuração Baiana, também denominada como Revolta dos Alfaiates (uma vez que alguns participantes da trama exerciam este ofício) e recentemente também chamada de Revolta dos Búzios, foi um movimento de caráter emancipacionista, ocorrido no final do século XVIII (1798-1799), na então Capitania da Bahia, na colônia ...
Os revoltosos pregavam a libertação dos escravos, a instauração de um governo igualitário (onde as pessoas fossem vistas de acordo com a capacidade e merecimento individuais), além da instalação de uma República na Bahia e da liberdade de comércio e o aumento dos salários dos soldados.
A principal diferença entre as duas revoluções se consiste na classe social dos envolvidos nas revoltas. Enquanto a conjuração mineira foi realizada principalmente por pessoas da elite, a conjuração baiana era composta por pessoas da classe média e baixa da cidade de Salvador.
Considero oportuno esclarecer a diferença entre os termos inconfidência e conjuração. O Dicionário Aurélio define conjuração como uma “conspiração contra a autoridade estabelecida”, enquanto inconfidência é “falta de fidelidade para com alguém, particularmente para com o soberano ou o Estado”.
Conjuração baiana e a Revolução francesa são frito de ideias iluministas. A correte iluminista inspirou ambos acontecimentos, o iluminismo pregava a liberdade e igualdade. Na conjuração baiana os revoltosos pregavam a *libertação dos escravos, a instauração de um governo *igualitário da *liberdade de comércio.
Recebeu uma importante influência dos ideais iluministas da Revolução Francesa. Além de ser emancipacionista, defendeu importantes mudanças sociais e políticas na sociedade. ... - Defendiam a emancipação política do Brasil, ou seja, o fim do pacto colonial com Portugal. - Defendiam a implantação da República.