Existem dois tipos de esclerodermia: a forma sistêmica (esclerose sistêmica) e a forma localizada (esclerodermia localizada). A esclerose sistêmica afeta a pele e os órgãos internos do organismo.
A esclerodermia localizada é a forma cutânea localizada de esclerodermia (ver este termo), caracterizada por fibrose da pele causando placas cutâneas ou tiras.
A esclerodermia é uma doença inflamatória crônica do tecido conjuntivo que envolve alterações na pele, nos vasos sanguíneos, nos músculos e nos órgãos internos. Ela é um tipo de doença autoimune, um problema que ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo por engano.
Esclerodermia significa “endurecimento” da pele. (sclero = duro; derma = pele). É uma doença rara que afeta o tecido conjuntivo, que dá estrutura e sustenta os órgãos e sistemas do corpo humano. Não possui causa conhecida, contudo é considerada uma condição autoimune e não é contagiosa.
Piores alimentos para artrite reumatoide
Aqueles com artrite reumatóide são mais em risco de uma morte adiantada do que aqueles sem. Estes indivíduos sofrem frequentemente das complicações como a doença cardiovascular e a infecção que levantam seu risco de morte cedo. Estes indivíduos têm um risco mais alto de cardíaco e de cursos de ataque.