Ao se somar dois números de sinais diferentes o sinal do maior módulo permanece; Ao se multiplicar dois números com mesmo sinal o resultado será positivo; Ao se multiplicar dois números de sinais opostos o resultado será negativo.
Em resumo: Sinais iguais, soma e conserva o sinal. Sinais diferentes, subtrai e conserva o sinal do maior.
Imagine uma divisão entre dois números quaisquer. O número que será dividido é chamado Dividendo (D), o número pelo qual o dividendo será dividido é chamado de divisor (d) e o resultado dessa divisão é chamado de Quociente (q).
Em uma divisão, sempre que o divisor é maior do que 10, é necessário construir uma parte da tabuada desse divisor para viabilizar essa operação. Esse procedimento pode ser feito mentalmente ou por escrito, mas sempre é feito. Em outras palavras, para aprender a dividir, é indispensável saber multiplicar.
Separe os três primeiros algarismos do dividendo e veja se é possível dividir pelos 3 da chave do divisor. Exemplo: 152 x 3|124 = 1=> 152 dividido por 124 = 1.
“Para que um número seja divisível pelo número primo 3, a soma dos algarismos deste número deve ser divisível por 3.” Para compreendermos melhor, vejamos um exemplo: vamos verificar se o número 234 é divisível por 3. A soma dos algarismos que constituem o número 234 é: 2+3+4 = 9.
No caso 6 (2008 x 6 = 12048, 2008 x 7 = 14056 não serve). Subtrai-se 12308 por 12048, que dá 260. Colocaremos 6 embaixo do 2º algarismo do divisor, e 260 embaixo do 12308 a partir do algarismo 3. * PASSO 6: Após colocar 260 embaixo de 12308 a partir do algarismo 3, baixaremos o nº 9, para ficar 2609.
Multiplicação Grande Padrão. Escreva o número maior sobre o menor. Digamos que você queira multiplicar 756 por 32. Coloque o 756 sobre o 32, tomando o cuidado de alinhar as dezenas e unidades.
Ensine que na tabuada do 0 o resultado sempre é zero; que na do 1, o resultado é o mesmo número que se multiplica; a de 2 é o dobro do número; que a do 5 é justamente de 5 em 5; e a do 10 resulta em acrescentar um 0 ao número multiplicado.
Tal como na multiplicação, também na divisão a regra se aplica independentemente do número de frações, ou seja: 1.º O numerador da primeira fração multiplica o denominador da segunda e das restantes frações; 2.º O denominador da primeira fração multiplica o numerador de todas as outras frações.
Deixe que a criança escolha os jogos e deixe-a à vontade durante esse momento. Incentive também a criança a criar o seu próprio jogo de tabuada. É um grande estímulo ao aprendizado e outras capacidades, como a concentração e criatividade. Sem contar que você e seu filho viverão momentos únicos.
Os termos numéricos que compõem uma multiplicação possuem nome. O primeiro e o segundo termo numérico da multiplicação são chamados de fator, já o resultado da multiplicação recebe o nome de produto.