Chamamos de agente teratogênico tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais (restrição de crescimento, por exemplo), ou ainda distúrbios neuro-comportamentais, como retardo mental.
Um teratogêno é qualquer agente - incluindo fatores ambientais - que causa um anormal desenvolvimento prenatal ( O termo, terato-, vem da palavra grega que significa monstro.). Um termo mais preciso para defeitos de nascimento é "malformação congênita".
Os agentes teratogênicos atuam por mecanismos específicos sobre as células e tecidos em desenvolvimento, por exemplo, alterando o crescimento de um tecido, interferindo com a diferenciação celular ou morfogênese fetal e provocando a morte celular.
Alguns exemplos de agentes teratogênicos: determinados medicamentos, algumas doenças maternas, infecções congênitas, exposição a radiações, determinadas substâncias químicas, drogas lícitas e ilícitas. Bons estudos!২৩ নভেম্বর, ২০১৯
As principais causas das anomalias são os transtornos congênitos e perinatais, muitas vezes associados a agentes infecciosos deletérios à organogênese fetal, tais como os vírus da rubéola, da imunodeficiência humana (HIV), o vírus Zika, o citomegalovírus; o Treponema pallidum e o Toxoplasma gondii.
qwal dos itens abaixo nao podem ser considerados agentes teratogenicos? agua,drogas,tabaco ou ma´ nutricao da mae
Qualquer agente químico, físico ou biológico que possa causar câncer. Exemplos de agentes carcinogênicos químicos: substâncias presentes no tabaco, certos solventes químicos etc.
Exemplos de agentes mutagénicos:
Significado de Mutagênico Relativo a mutagênese, capaz de causar mutações, falando especialmente de agentes físico, químico ou biológico.
Os micronúcleos originam-se de fragmentos cromossômicos acêntricos (efeito clastogênico) ou de cromossomos inteiros que não completam a migração anafásica da divisão celular (efeito aneugênico).
Agente mutagênico é todo tipo de agente que quando exposto às células apresenta capacidade de gerar mutação. ... Agentes biológicos: neste caso é a ação de vírus e bactérias, responsáveis por inocular parte de seu DNA na célula que estão hospedando, casualmente integrando-a a cadeia de DNA do hospedeiro.
Em seguida, outras enzimas específicas produzem um novo segmento de DNA, tendo como modelo a cadeia complementar, que não contém erros, substituindo a parte defeituosa. É por esse motivo que as mutações genéticas ocorrem com baixa frequência.
Resposta. Pois as mutações ocorridas nas células somáticas ficarão restritas ao organismo que as possui. No caso de células germinativas, as mutações serão transmitidas aos descendentes, no caso de fecundação das mesmas.
Uma mutação é uma alteração que ocorre no material genético. Essas alterações são raras, ocorrem de forma espontânea e são as principais responsáveis pela formação de novos genes. Se não houvesse mutações, todos os genes ocorreriam apenas de uma única forma e, portanto, não aconteceriam processos como a evolução.
São chamadas de mutação de ponto àquelas que afetam um ou poucos pares de bases do DNA. Dentre as mutações pontuais destacam-se as mutações indel e as de substituição de bases. As mutações indel, ou mutações de inserção ou deleção, são as mais simples, nas quais ocorre a adição ou a eliminação de um único nucleotídeo.
As mutações ocorrem em virtude de alterações que surgem nos nucleotídeos do DNA, podendo ocorrer por meio de alterações químicas nas bases nitrogenadas, erros na incorporação de nucleotídeos (inserção de uma base nitrogenada no lugar de outra), adição ou deleção de bases nitrogenadas, alterações na estrutura e no ...
As mutações podem ser definidas como mudanças que ocorrem no material genético (DNA) dos organismos vivos. Essas mudanças constituem uma importante fonte de variabilidade genética, sendo muitas vezes responsáveis pelo surgimento de novas espécies.
As mutações por substituição podem ser de dois tipos: Transição: substituição de uma base por outra da mesma categoria. Ou seja, uma purina (A ou G) é substituída por outra purina e uma pirimidina (C ou T) é substituída por outra pirimidina.
Mutações gênicas Todos os alelos surgem um dos outros graças à ocorrência de mutações gênicas. O tipo mais frequente envolve as chamadas mutações pontuais, substituições de um nucleotídeo por outro, na molécula do DNA, durante a replicação.
Entende-se por mutação qualquer mudança, geralmente ao acaso, que ocorre no material genético, mais especificamente no DNA. As mutações alteram a estrutura do DNA, composto por nucleotídeos. Essa mudança pode resultar na síntese de uma proteína com função alterada.
Podemos classificar as alterações cromossômicas estruturais em quatro tipos: deleção, duplicação, inversão e translocação. Podemos diferenciar quatro tipos de alterações cromossômicas estruturais: deleção, duplicação, inversão e translocação.
7. Saiba sobre as principais e mais recorrentes síndromes cromossômicas na população
Diversos fatores podem levar ao surgimento de uma síndrome, desde fatores genéticos e hereditários, até situações traumáticas e epigenéticas.
O síndrome de Waardenburg tipo III é a forma mais rara.
A Síndrome de Prader-Willi é uma condição genética que afeta os genes do cromossoma 15. É uma doença rara, que acomete de 1 a cada 15 mil a 1 a cada 30 mil nascimentos, em ambos os sexos.
Anomalias cromossômicas