O pepino é um fruto imaturo de formato alongado e cilíndrico, de coloração predominantemente esverdeada, com casca lisa ou enrugada, de uma espécie de planta cujo nome científico é Cucumis sativus.
Equivalente no Brasil: resolver um pepino, descascar um abacaxi, resolver uma treta.
A melhor forma de descascar ananás e comer o fruto é puxar pedaços de abacaxi do lado de fora, pela casca. Pelo menos é isto que nos mostra um vídeo partilhado no TikTok. As imagens partilhadas na plataforma digital por Dillon Roberts mostra alguém a retirar partes do abacaxi peça por peça, depois de cortar o topo.
Basta você encher um recipiente com água, separar os dentes da cabeça de alho e colocá-los de molho por, no mínimo, 1 hora (você pode deixar até de um dia para o outro). Após esse tempo é só retirar do molho e, com as mãos, ir puxando as cascas, que vão se soltar facilmente.
Dele pode ser utilizado a poupa, a madeira, as sementes, e as folhas, essas servem tanto para a produção de forragem animal, quanto para a obtenção de extratos medicinais e componentes industriais e condimentares (FERREIRA et al., 2008).
Pegue uma faca de ponta afiada que não seja muito grande para descascar a tangerina. Insira a ponta da faca na parte de cima da tangerina e comece descascando a casca ao redor do topo. Em seguida, siga girando a fruta na mão ao mesmo tempo que usa a faca para cortar a casca em um movimento contínuo.
Quando a descamação acontece no rosto, a dica é umedecer um algodão com creme hidratante e passar bem levemente os pontos mais ressecados. O nariz tende a ressecar mais do que as outras áreas.
Além de saboreá-la como sobremesa, comendo a fruta, pode colocar os gomos nas saladas. A tangerina combina com saladas de folhas com abacate, frango desfiado ou camarão, como também pimenta e cheiro verde. Também vai muito bem nos molhos para salada.
Como descascar laranja sem dificuldades Basta ter uma faca bem afiada e uma tábua para fazer isso! Coloque a laranja em pé sobre a tábua e, em seguida, faça um corte na laranja na vertical e outro na horizontal. Isso resultará em 4 gomos! Em seguida, deixe a faca de lado e e puxe as cascas de cada gomo.
Passo-a-passo
O corte tem que ser o mais rente possível da película, para o lado de dentro, de maneira a retirar os gomos limpos e deixar apenas a película ainda presa à laranja. Repita o processo até ficar apenas com o miolo da laranja e as películas dos gomos ainda presas a ele.
Separe os gomos, sirva-os com ou sem casca, ou então corte a laranja em fatias. Pode comer a laranja à sobremesa, como snack ou então como acompanhamento ao almoço ou ao jantar (eu gosto particularmente da combinação de laranja com carne). Outra forma muito comum de consumir laranjas é em sumo.
Corte a fruta no meio. Pegue um dos lados e faça três marcações com a faca, de modo que a faca ultrapasse e casca e chegue à polpa. Com uma faca, contorne a parte de dentro da melancia, entre a polpa e a casca. Em cima dela, corte de modo que pareça um jogo da velha.
Por isso, o ideal é comer a laranja e não só chupar ou extrair o sumo. Assim, você associa todos esses benefícios à vitamina C e aos variados fitoquímicos com ação antioxidante presentes na polpa. Uma outra maneira de aproveitar o bagaço é deixar secar e, depois, triturar até virar uma farinha.
Tudo que você tem a fazer é marcar o meio da laranja, bem de leve, usando uma colher se chá ou mesmo uma faquinha de serra, e ir seguindo esse traço até contornar a laranja toda. Em seguida, você aprofunda a colher de sopa e a encaixa entre a casca e a parte branca da fruta.
Como fazer:
Se a laranja estiver descascada guarde-as na geladeira imediatamente, se ficar muito tempo na temperatura ambiente poderá desenvolver bactérias. Coloque a laranja descascada em recipiente hermético na geladeira, consuma em três ou quatro dias.
Ferva a laranja para eliminar a acidez da casca. Detalhe: aí está a parte mais trabalhosa dessa receita. A água da fervura precisa ser trocada pelo menos 5 vezes porque a casaca da laranja é muito ácida. Com a renovação da água conseguimos eliminar grande parte do sabor amargo da casca da fruta.
A casca de laranja também contém boas quantidades de provitamina A, folato, riboflavina, tiamina, vitamina B6 e cálcio. Além de ser rica em compostos vegetais chamados polifenóis, que podem ajudar a prevenir e administrar doenças crônicas, como diabetes tipo 2, obesidade e Alzheimer (confira aqui estudo a respeito: 7).