Este livro possui seis capítulos e faz parte do Novo Testamento. Ele foi escrito pelo apóstlo Paulo por volta de 48 a 57 DC, dependendo de onde exatamente o livro foi enviado e se foi na primeira ou segunda viagem de Paulo na província romana da Galácia, região que atualmente faz parte da Turquia.
A epístola foi escrita, provavelmente, entre 53 e 58 D.C. E, segundo a tradição, a carta teria sido escrita numa prisão em Roma, para a igreja em Filipos.
A carta enfatiza a verdadeira alegria da vida cristã. O conceito de regozijar-se ou de alegrar-se aparece 16 vezes em quatro capítulos. Suas páginas culminam com a seguinte exortação: "Alegrai- vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos!" (Fil 4,4).
Não existe idade para ser alegre, mas você pode ficar velho(a) mais cedo se optar pela tristeza. A palavra alegria aparece 244 vezes na Bíblia. Sem contar as vezes que aparece como verbo ou como adjetivo.
Embora muitas pessoas digam que estão felizes, estar feliz é diferente de estar alegre. Enquanto a alegria é um sentimento que pode passar a ser emoção, a felicidade é um estado de espírito. Tanto o sentimento quanto a emoção costumam ter um tempo de duração menor que o estado de espírito.