Em setembro de 1951, o Tibet foi tomado pelas forças comunistas de Mao Zedong (Mao Tse Tung). A ocupação chinesa do Tibet foi marcada pela destruição sistemática de mosteiros, pela opressão religiosa, pelo fim da liberdade política e pelo aprisionamento e assassinato de civis em massa.
No entanto, alguns contestam esta afirmação usando diferentes definições de "Tibete", "histórico" e "independência". Os ativistas também argumentam que os tibetanos são atualmente maltratados e negados a certos direitos humanos, embora o governo chinês conteste e afirme o progresso dos direitos humanos.
O Tibete é uma região autônoma da China. Encyclopædia Britannica, Inc. A maior parte do território se localiza em uma extensão de terra chamada platô Qinghai-Tibete, uma área elevada e plana que está cerca de 4.
O termo genocídio tibetano é normalmente associado aos eventos relacionados com a invasão chinesa ao Tibete iniciada em 1949, que seria acompanhada de opressão política e cultural. ... A declaração de autonomia do Tibete não foi reconhecida no plano internacional, abrindo espaço para a China procurar retomar o território.
O genocídio e o etnocídio, embora diferentes, estão relacionados, pois o primeiro trata do extermínio sistemático de um povo, enquanto o segundo é o extermínio de uma cultura. ... Os colonizadores europeus que chegaram às novas terras encontraram povos de línguas e costumes completamente diferentes dos seus.
Etnocídio é um conceito vinculado a genocídio. Basicamente, o termo, afim de genocídio cultural, é usado para descrever a destruição da cultura de um povo, em vez do povo em si mesmo. Pode envolver linguicídio, fenômenos de aculturação etc.
O memoricídio, por sua vez, consiste na eliminação de todo o patrimônio, seja ele tangível ou intangível, que simboliza resistência a partir do passado. ... Controlar o passado é a melhor forma de planejar o futuro.
Etnocídio é a destruição de uma civilização, povo ou etnia por uma outra etnia que não concorda com os ideais defendidos por aquelas.
A aculturação é um conceito antropológico e sociológico que está relacionado com a fusão de elementos pertencentes a duas ou mais culturas. ... Como exemplo, podemos citar a fusão entre a cultura grega e romana que gerou a cultura greco-romana.
Aculturação (do inglês acculturation) é a interpenetração de culturas. Um exemplo é o Brasil, que possuía originalmente a cultura indígena e que adquiriu, posteriormente, traços das culturas europeia e africana, formando-se, então, a cultura brasileira. ...
A aculturação é um processo que implica a recepção e a assimilação de elementos culturais de um grupo humano por parte de outro. ... Já a assimilação é um processo social em virtude do qual indivíduos e grupos diferentes aceitam e adquirem padrões comportamentais, tradição, sentimentos e atitudes de outra parte.
Assimilação é um metaplasmo que consiste ou na aproximação ou na perfeita identidade entre dois fonemas, como ocorreu, por exemplo, na evolução da palavra latina "persicum" (de Mela Persicum, literalmente "Maçã da Pérsia") para o português "pêssego".
Originariamente, o termo assimilação referia-se a um processo unidimensional e de sentido único pelo qual indivíduos ou grupos migrantes minoritários seriam absorvidos pela sociedade de acolhimento. A assimilação não implica fusão racial nem biológica, embora esta possa também ocorrer. ... R.
É um ajustamento interno do próprio indivíduo ou grupo e constitui um indício daintegração sócio-cultural, ocorrendo geralmente nas populações que reúnem grupos diferentes.
substantivo feminino Ação de assimilar. Fonética. ... (A assimilação clorofiliana traduz-se exteriormente por uma absorção de gás carbônico e por uma rejeição de hidrogênio.). Apropriação de ideias ou costumes alheios.
A aculturação é o resultado dos contatos, de natureza constante, que implicam geralmente na transmissão de certos elementos da cultura de uma sociedade para a outra. ... O termo assimilação é o que define todo o processo que diz respeito às mudanças na personalidade das pessoas envolvidas no processo de aculturação.
A competição respeita a rivalidade entre concorrentes individuais ou coletivos, em vista à obtenção de um ganho, segundo regras ou normas que lhes são comuns e que determinam os comportamentos autorizados.
A assimilação é a incorporação dos elementos do meio nos esquemas que o sujeito dispõe e a ação do sujeito sobre os objetos e sobre o mundo. Consiste em integrar os objetos em estruturas prévias, isto é, a incorporação da informação no próprio sujeito. ... No caso da acomodação já há alteração nos esquemas do sujeito.
O conceito de assimilação cultural descreve o processo em que uma dada cultura absorve, ou assimila, as características culturais de outra. ... Estes grupos estavam aos poucos perdendo suas características étnicas e aos poucos tornando-se americanos, incorporando elementos da cultura em que passaram a viver.
Os processos culturais abrangem, em uma acepção ampla, as práticas humanas e suas manifestações, como os conhecimentos, as crenças,os valores, os costumes, as artes, a tecnologia, que podem ser analisadas como representações simbólicas.
A cultura é dinâmica. Como mecanismo adaptativo e cumulativo, a cultura sofre mudanças. ... Há também a descoberta, que é um tipo de mudança cultural originado pela revelação de algo desconhecido pela própria sociedade e que ela decide adotar.
- A cultura é dinâmica pelo fato de ser um mecanismo adaptativo e acumulativo, a cultura está sempre sofrendo mudanças. Alguns traços se perdem outros se adicionam, em velocidades distintas conforme as sociedades.