Os cursos livres não são regulamentados pelo MEC. Não é necessário ter CNPJ para abertura de um curso livre. É permitido emitir certificados, mas eles não possuem validade oficial perante o MEC.
Progressão por Capacitação Profissional
Na fecundação natural, os espermatozoides são capacitados ao “nadar” em direção às tubas uterinas. Neste trajeto, eles entram em contato com diversas proteínas e substâncias existentes nas secreções do colo do útero, endométrio e tubas uterinas, que promovem a capacitação dos espermatozoides.
A capacitação caracteriza-se pela remoção ou modificação dos componentes da superfície do espermatozoide provocada por secreções do trato genital feminino, e aumento da permeabilidade da membrana à íons.
A motilidade hiperativada é definida como o padrão de movimento flagelar apresentado pelo espermatozoide no sítio de fertilização; onde, dependendo da espécie animal, pode ser estimulada por hormônios, íons e secreções do fluido luminal do oviducto (YANAGIMACHI, 1994).
O acrossomo do espermatozoide contém as enzimas proteolíticas que digerem a zona pelúcida do oócito, permitindo que o gameta masculino fertilize o gameta feminino. A liberação dessas enzimas é fundamental para a fertilização, e tal processo denomina-se reação acrossômica.