A ideia dele era de que os animais são todos iguais e capazes de conviver entre si de forma harmoniosa, cada um desempenhando seu papel e ajudando seus companheiros. Os bichos liderados pelos porcos, fazem uma revolução e conseguem expulsar Sr. Jones, o proprietário da Granja, e passam a administrar a propriedade.
A Revolução que se deu por idéia de Major, tinha por princípio básico a igualdade; sendo assim, o Animalismo corresponde ao Socialismo, regime em que não existe propriedade privada e em que todos são iguais, e todos trabalham para o bem comum.
Jones foram morrendo, e foi se esquecendo como era antes da Revolução. Como um irônico desfecho, os porcos aparecem andando sobre duas patas, contrariando um dos mandamentos do início da Revolução, onde “quatro patas bom, duas patas ruim”. E, finalmente, os porcos unem-se definitivamente aos humanos.
Numa alegoria a corrupção do poder na União Soviética comandada por seu líder, Josef Stalin, o escritor George Orwell escreveu "A Revolução dos Bichos". Considerada um best-seller, a obra narra a história do fazendeiro Jones (Pete Postlephwaite). Um homem beberrão e cruel que explora seus animais.
O fazendeiro Jones, um capitalista malvado, foi destronado do poder na Granja Solar e substituído pela fauna animal, liderada pelos porcos socialistas. Os porcos, sapos, pais de chiqueiro, antas, lombrigas e carcarás passaram a usar barbas vermelhas como símbolo revolucionário.
O livro é uma sátira ácida das práticas do ditador Joseph Stálin e da própria história da União Soviética, feito por um socialista democrático crítico ao que o regime instituído pela Revolução Russa se tornara. E está, claro, repleto de lições sobre o que foi o mundo no meio século 20.
Os SETE MANDAMENTOS do Animalismo eram os seguintes: Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo; Qualquer coisa que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo; Nenhum animal usará roupas; Nenhum animal dormirá em cama; Nenhum animal beberá álcool; Nenhum animal matará outro animal; Todos os animais são ...
O que A Revolução dos Bichos ensina. George Orwell foi bem claro quando escreveu A Revolução dos Bichos: essa era uma crítica feroz à Revolução Comunista de 1917 e ao regime totalitarista de Stalin na União Soviética. ... Orwell queria isso mesmo: denunciar a ditadura cruel imposta por Stalin após ele subir ao poder russo.
10 capítulos
Granja do Solar
fevereiro de 1944
A REVOLUÇÃO DOS BICHOS - - Grupo Companhia das Letras. Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século XX, A revolução dos bichos é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos.
As fábulas tem fins educativos e permitem que a gente conheça mais sobre a sociedade em que vivemos e sobre nós mesmos. Além disso, ao contar uma história sobre pessoas mas centrada num contexto animal, Orwell cria a distância necessária para enxergarmos os absurdos de nosso comportamento.
George Orwell
A obra satiriza ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. Com o acirramento da Guerra Fria, a revolução dos bichos foi amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo.
A Revolução dos Bichos é um livro escrito por George Orwell, que retrata uma analogia escancarada a Revolução Russa. No livro,os animais da Granja do Solar se reúnem para um discurso de um porco, nomeado como Major por todos. ... Jones representa Czar, imperador que governava a Rússia antes da Revolução.
"Revolução dos Bichos" é mais do que sátira a comunismo. À primeira vista, "A Revolução dos Bichos", de George Orwell --que chega amanhã às bancas-- , é só uma genial sátira à Revolução Russa (1917). Sua narrativa relaciona pessoas, animais e eventos às transformações ocorridas na Rússia (ou URSS) no século 20.
Na metáfora, o velho Porco Major representaria o pensador alemão Karl Marx, pelos seus ideais de igualdade e insatisfação com a exploração imposta. O Porco Napoleão seria Stalin, ditador que traiu os princípios da revolução.
2- Dos significados que se encontram no Novo Dicionário da Língua Portuguesa, um define revolução como “uma transformação radical e, por via de regra, violenta, de uma estrutura política, econômica e social”. ... Como o próprio título sugere, o livro de George Orwell trata de uma revolução.
A revolução dos bichos não deu certo porque os porcos, líderes da revolta, passaram a agir da mesma forma que o fazendeiro, explorando os outros animais e só se preocupando consigo mesmo, em manter seus privilégios. ... Mas, a ilusão revolucionária é breve e os porcos, que comandaram a rebelião, acabam se corrompendo.
ORWELL É O BICHO A sociedade pós-revolucionária da fazenda dos bichos reproduzia a estrutura (hierárquica) e a dinâmica (autocrática) da antiga dominação humana. Em vez de uma revolução social propriamente dita, houve apenas a troca dos ocupantes humanos por ocupantes animais.
Resposta: De acordo com Major, a vida dos animais na granja do solar era miserável, trabalhosa e curta. ... Neste momento os animais avançaram sobre eles, expulsando assim Jones e seus homens da granja e dando início à revolução. Compare o conteúdo inicial dos sete mandamentos com a sua gradual transformação.
Sansão, que já tivera tempo de pensar, expressou o sentimento geral: “Se é o que diz o camarada Napoleão, deve estar certo”. E daí por diante adotou a máxima “Napoleão tem sempre razão”, acrescentando-a ao seu lema particular “Trabalharei mais ainda”.
Sob os princípios do Animalismo os bichos estabeleceram sete mandamentos a serem seguidos, e inicialmente tudo ia muito bem e saía conforme havia sido planejado, todos os animais contribuíam com seu trabalho de acordo com suas forças e habilidades, bem como todos recebiam alimento na medida de suas necessidades.
Verificado por especialistas A Revolução dos Bichos começa em uma fazenda, habitada por animais e humanos que mantinham uma relação tipicamente encontrada em todas as fazendas. Os animais viviam em uma situação de trabalho deplorável, sendo explorados e reprimidos pelos humanos sem receberem o devido reconhecimento.
Deveriam ter seguido as regras pré-estabelecidas e deixadas pelo porco Major. Quando Napoleão vira um verdadeiro ditador, o correto a ser feito seria ter tirado ele do poder para que ele não mais mentisse . A mudança das regras impostas por ele fez com que fosse tudo por água abaixo.
Motihari, Índia
2 – Por que os animais se revoltaram contra o fazendeiro? ... R=Num belo dia, os animais da fazenda do s.r. Jones se dão conta da vida indigna a que são submetidos: eles se matam de trabalhar para os homens, lhes dão todas as suas energias em troca de uma ração miserável, para ao final serem abatidos sem piedade.