Na maior parte dos casos, a barriga baixa durante a gravidez é normal e pode estar relacionada com fatores como debilidade dos músculos e ligamentos da barriga, gravidezes anteriores, peso da grávida ou aproximação do momento do parto, por exemplo.
Outra forma de perceber a barriga baixa na gravidez é ter uma fita métrica para acompanhar o crescimento da barriga. Contudo essa técnica deve ser aplicada por outra pessoa que não a própria gestante, pois há margem de erro bastante significativa caso ela mesma o faça.
É comum que a barriga diminua de uma semana para outra? O tamanho e a altura do útero não podem diminuir de uma semana para outra. A única exceção acontece nas últimas semanas, já que o feto pode se ou encaixar na bacia, segundo a obstetra Renata.
Elas podem aparecer na metade da gravidez ou um pouco antes. São menos frequentes do que as de trabalho de parto, a cada dez minutos ou menos, em um intervalo de duas horas. Ao sentir a barriga baixar 4 cm e com pressões frequentes na parte interna do ventre. Entre a 36ª e a 38ª semana, faça consultas quinzenais.
Os bebês se mexem dentro da barriga por reflexo ou em busca de uma nova posição, já que mesmo dentro do útero podem ficar desconfortáveis em alguns momentos. Esses movimentos indicam que o bebê está saudável e recebendo uma boa oxigenação do cordão umbilical, mas tendem a diminuir nas últimas semanas naturalmente.
O que comer A dieta para combater a sensação de estômago cheio deve ter principalmente alimentos de fácil digestão e que não irritam o estômago, como gelatina, sucos de frutas, pão e biscoitos sem recheio, evitando também o consumo de líquidos durante a refeição.