O valor total dos cursos varia de R$ 4.
Já quem fez mestrado ganha, em média, remuneração 84% maior do que quem tem só graduação. E quem fez doutorado recebe, também em média, 35% a mais do que quem tem apenas mestrado. A remuneração média de um mestre, em 2014, era de R$ 9.
A escolha deste tipo de mestrado deve estar relacionada com a área de atuação do aluno, ou seja, caso o objetivo seja seguir a área acadêmica (dar aulas em universidades, por exemplo) ou trabalhar em ambiente comercial.
Em princípio é indicado para os profissionais que queiram lecionar e crescer no meio acadêmico como pesquisador e professor. No entanto, profissionais que atuam no mercado também podem fazer mestrado.
“O mestrado acadêmico, como o próprio nome diz, é voltado para a academia. Foca em pesquisas e novos conhecimentos para a ciência. O mestrado profissional é mais próximo do mercado de trabalho. Ele tem o objetivo de traduzir estudos científicos para a indústria.
O mestrado profissional é uma pós-graduação stricto sensu que tem duração média de dois anos. ... Ao longo do mestrado tradicional o estudante se aprofunda em um tema acadêmico para no final da formação entregar e apresentar a sua tese de mestrado.