EQST

O Que Erro Material Em Embargos De Declaraço?

O que é erro material em embargos de declaração?

II – por meio de embargos de declaração.” Por isso, o erro material é aquele perceptível e sem maior exame, acarretando um desacordo entre a vontade do juiz e a que fora expressa na sentença.

O que seria o erro material?

Um equívoco ou uma informação inexata contida na sentença configura-se como um erro material no novo CPC. Esse equívoco pode ser um cálculo feito de forma errada. Também, a ausência de palavras, os erros de digitação, a troca de um nome, etc..

O que se entende por erro material?

O “erro material” pode ser conceituado como o equívoco ou inexatidão relacionado a aspectos objetivos como um cálculo errado, ausência de palavras, erros de digitação, troca de nome etc..

Quando a sentença é contraditória?

2. É contraditória a decisão que, a um só tempo, reconhece a intempestividade dos embargos à monitória, e, ao mesmo tempo, julga os embargos improcedentes, analisando tanto as preliminares quanto o mérito apresentado pelo embargante. Nulidade reconhecida de ofício.

O que é erro de julgamento?

O chamado Error in Iudicando ou erro de julgamento é um vício substancial, que afeta o conteúdo da decisão. Nesse caso, o juiz, “julga mal” interpreta mal os fatos que foram articulados pelas partes. ... Perceba que o erro aqui incidiu sobre a própria atividade judicante do juiz.

Quando cabe ação rescisória novo CPC?

Segundo o Novo CPC, então, caberá de ação rescisória quando a decisão de mérito, mesmo transitada em julgado, contiver graves vícios.

Quando não cabe ação rescisória?

"Não cabe ação rescisória quando o julgado estiver em harmonia com o entendimento firmado pelo Plenário do Supremo à época da formalização do acórdão rescindendo, ainda que ocorra posterior superação do precedente."

O que é cabimento da ação?

O cabimento da referida ação se faz necessário na medida em que vai garantir aos cidadãos utilizadores do serviço jurisdicional, um método de revisão a uma decisão violadora de um direito, dado ao fato que este vício passou despercebido pelos magistrados das instâncias na qual a demanda transcorreu.

Quem é competente para julgar ação rescisória?

Assim, a competência para julgamento da rescisória é do Superior Tribunal de Justiça, uma vez que no julgamento do agravo de instrumento interposto contra decisão que inadmitiu recurso especial, adentrei na análise do mérito, julgando questões acerca dos índices de correção monetária, da legitimidade da CEF, da ...

Para quem endereçar ação rescisória?

A ação rescisória é de competência originária do segundo grau de jurisdição, e portanto a demanda é intentada diretamente nos tribunais de segundo grau, com exceção dos casos em que a competência cabe originariamente aos tribunais superiores.

Quais os efeitos da ação rescisória?

O objeto da ação rescisória é desconstituir a decisão (sentença ou acórdão) que transitou em julgado formal e materialmente. E bem de ver que o trânsito em julgado material (coisa julgada), para chegar a tanto, fez escala no trânsito em julgado formal.

Qual o procedimento da ação rescisória?

Ação rescisória é espécie de sucedâneo recursal externo, ação autônoma que instrumentaliza meio de impugnação que tem como fito, presentes hipóteses específicas, desconstituir coisa julgada oriunda de decisão judicial transitada em julgado.