A Aurora Boreal é um fenômeno óptico que ocorre no extremo norte da Terra, formando, em conjunto à Aurora Austral (que acontece no hemisfério sul), os dois tipos de auroras polares que acontecem no planeta. Sua ocorrência está diretamente associada aos ventos solares e ao campo magnético da Terra.
Porém, também é possível encontrar a Aurora Boreal nos seguintes destinos: Escócia, Alasca, Suécia, Finlândia, Rússia, Canadá e Groenlândia.
Onde ver a Aurora Boreal? Se a Aurora acontece em torno dos polos, a única forma de vê-la é estando nesse cinturão que eu citei acima. Se você for para o norte, vai ver a Aurora Boreal, se for para o Sul, verá a Aurora Austral. Quando uma estiver se manifestando, a outra também estará, simultaneamente.
Ela acontece no hemisfério sul por causa do campo de proteção da Terra que puxa as partículas dos plasmas solares para si. Por efeito das condições climáticas, é mais natural descobrir Auroras Boreais (Polo Norte) do que Auroras Austrais (Polo Sul). O navegador James Cook foi quem batizou esse fenômeno.
As auroras são observadas no período noturno e ocorrem na altura da ionosfera terrestre. Quando esse fenômeno acontece no hemisfério norte, ele é denominado de aurora boreal; caso a ocorrência seja no hemisfério sul, o fenômeno é definido como aurora austral.
Quando este fenômeno ocorre em regiões próximas ao pólo norte é chamado de aurora boreal e quando ocorre no pólo sul é chamado de aurora austral. A aurora ocorre devido a colisão dos ventos solares, que carregam partículas do espaço, com a alta atmosfera da Terra, ionizando o ar, o que provoca a aurora.
A Tasmânia está mais distante do pólo sul do que muitos pontos de observação da aurora boreal estão do pólo norte. ... No hemisfério sul, seja na Austrália, Nova Zelândia, Tasmânia ou no sul da Argentina, ela é visível mesmo no verão, depois que escurece, a partir das 21h ou 22h – com luzes igualmente deslumbrantes.
Ela acontece quando ondas de plasma resultantes de tempestades solares viajam pelo espaço e interagem com o campo magnético e com a atmosfera da Terra. O fenômeno pode ocorrer de dia e de noite nos dois polos do planeta, embora seja mais facilmente avistado no norte entre agosto e abril.
Em toda a região norte da Noruega é possível avistar a aurora boreal. Alguns dos principais destinos turísticos que oferecem essa experiências são as cidades de Alta, Bodø e Kirkenes, as Ilhas Lofoten e Svalbard e a região do Cabo Norte (ponto mais ao norte da Europa, localizado na ilha de Magerøya).
Outubro e novembro. Outubro é um ótimo mês para ver a Aurora Boreal, já que a temperatura ainda está amena. Pode-se passear durante o dia e caçar à noite com tranquilidade. O décimo mês do ano oferece caçadas realmente fantásticas, com deslocamentos mais rápidos e ágeis.
A aurora boreal é um dos mais belos fenômenos da natureza, porém, devido ao processo como ocorre esse fenômeno, ele não pode ser visto de qualquer lugar, ou em qualquer momento.
A Suécia é outro destino incrível para ver a aurora boreal entre setembro e março. O fenômeno começa em Kiruna, no extremo norte. Quando o inverno chega com força total, a aurora acontece por toda a Lapônia sueca, que se estende por quase um quarto do país, na região noroeste.
Elas podem ser vistas entre o final de setembro e começo do mês de abril — as melhores épocas são de outubro a novembro e de fevereiro a março. A região de Rovaniemi é um dos melhores locais na Finlândia onde pode-se ver a aurora boreal.