O termo narcisismo provém da Mitologia Grega, que narra a história de Narciso, um jovem muito bonito que desprezou o amor da ninfa Eco e por isso foi condenado a apaixonar-se por sua própria imagem espelhada na água. Este amor impossível levou Narciso à morte, afogado em seu reflexo.
Essa palavra tem origem no mito de Narciso, uma história da Grécia Antiga que nos ensina que a beleza e a vaidade podem ser uma combinação muito perigosa. Narciso era filho de Cefiso, o deus do rio, e da ninfa Liríope.
A MORAL do mito de NARCISO é que se houver autoconhecimento, de nossas potencialidades ou de nossas limitações, e se compartilharmos o que sabemos com os outros ,poderemos eliminar as vaidades ,que nos impedem ,de aproveitar os nossos talentos e somá-los ao conhecimento dos demais.
O narcisismo materno é caracterizado por um relacionamento abusivo que, geralmente, envolve a destruição da autoestima, confiança e autonomia dos filhos. Valéria explica que o transtorno ocorre, na maior parte dos casos, pela falta de um ambiente favorável para o desenvolvimento da criança.
7 sinais que identificam uma mãe narcisista
Para ajudá-la a lidar com este momento tão delicado e especial em sua vida, seguem seis dicas de como fazer o luto da mãe narcisista:
Infelizmente, para algumas pessoas – aquelas com pais tóxicos – isso não é possível....Sinais de que tem um pai tóxico:
As crianças precisam lembrar que não devem aceitar o comportamento tóxico de seus pais. Emoções, percepções e comportamentos negativos precisam ser discutidos abertamente. Perceber que há um problema e enfrentá-lo é o primeiro passo para a cura dos relacionamentos. E lembre-se: a culpa nunca é da criança!
Alguns conselhos para evitar ser pais exigentes:
Finalmente, pais podem humilhar os filhos quando enfatizam os fracassos, como ao terem dificuldades de realizar as tarefas ou quando os fazem tomarem partido moral de um dos cônjuges em situações de discórdia do casal. Nesse último caso, os pais tratam um ser humano com o objetivo de obter vantagens.
Não peça favores aos pais. Pedir algo a eles faz com que eles tenham a vantagem sobre você; caso seja uma necessidade, será preciso fazer algo de volta. Apesar de não ser algo ruim, é uma posição que dá o poder de decisão ao pai controlador.
Estabelecendo limites entre os seus pais e a sua vida. Pense bem sobre a possibilidade de cortar completamente o contato. Pode ser muito difícil “se divorciar” de uma mãe ou um pai tóxico mas, em alguns casos, cortar o contato de vez é essencial para a sua felicidade e saúde mental.
Mas só porque não há uma medida universalmente certa. Os pais medianamente chatos sabem que os filhos estão a crescer e que isso implica que às vezes tenham de dizer “Larga-me da mão. ... Sabem que não são os melhores amigos dos filhos mas não sofrem por isso. O seu papel é outro – o de cuidadores.
Defenda-se e peça para o seu pai parar.