substantivo masculino Domínio efetivo e soberano; poder, autoridade: exercer império despótico. Estado que tem um grande alcance mundial ou importância política e econômica. [Figurado] Poder que se exerce sobre outra coisa ou pessoa; influência. ... Conjunto de territórios dependentes de um imperador: o Império Britânico.
O Cisma do Oriente foi um período em que houve a divisão da Igreja Católica. O episódio que aconteceu em 1054 d.C marcou a separação entre a Igreja chefiada pelo papa, em Roma, e a igreja dirigida pelo patriarca, em Constantinopla (atualmente no território de Istambul).
1-O Grande Cisma do Ocidente, Cisma Papal ou simplesmente Grande Cisma foi uma crise religiosa que ocorreu na Igreja Católica entre os anos 1378 e 1417. Entre 1309 e 1377, a residência do papado foi alterada de Roma para Avinhão, na França, pois o Papa Clemente V foi levado pelo rei francês para residir em Avinhão.
A principal causa do Cisma foi a disputa sobre a autoridade do papado ocidental (papa Leão IX, na ocasião) de tomar decisões que afetassem toda a Igreja. ... Outros catalisadores incluíam diferenças sobre práticas litúrgicas, reivindicações conflitantes de jurisdição e a relação da Igreja com o imperador cristão bizantino.
O significado de O cisma e A cisma ?? O cisma é uma separação de uma pessoa ou grupo de pessoas do seio de uma organização ou movimento. A cisma é uma ideia fixa; preocupação meio obsessiva; mania.
Cisma do Oriente: divisão da Igreja Católica A religião cristã em Constantinopla seguia os moldes do Império Romano do Ocidente. ... Uma das principais diferenças entre as religiões católicas e bizantinas é a adoração de imagens, que na Igreja Ortodoxa passou a ser proibida, pois eram acusados de idolatria.
No caos podemo afirmar que no império bizantino a religião era a católica apostólica romana. No entanto, com o cisma do oriente, a igreja passou a a ser a católica ortodoxa grega que tem os mesmo precitos da apostólica romana mas com algumas diferenças.
A controvérsia iconoclasta no Império Bizantino foi uma batalha em torno das imagens religiosas que ocorreu entre os séculos VIII e IX e que culminou na proibição das mesmas pelo então imperador Leão III.