Passos
As principal técnica no tratamento da aracnofobia é a dessensibilização sistemática. Por conseguinte, o tratamento pode ter um auxilio de medicamentos como, antidepressivos e controladores da ansiedade.
ofidiofobia
Os psicólogos acreditam que uma das razões pelas quais as pessoas temem aranhas é por causa de alguma experiência anterior direta com os aracnídeos que incutiu o medo nelas. Isso é conhecido como o ponto de vista de "condicionamento" de aracnofobia.
Sentir medo de altura, muitas vezes, é natural e serve de alerta em situações de perigo. Porém, quando esse sentimento é excessivo, persistente ou incontrolável, pode ser sinal de um transtorno de ansiedade conhecido como acrofobia, que, em linhas gerais, é uma fobia específica de lugares altos.
Pode ter início na infância, adolescência ou nos primeiros anos da idade adulta. As causas podem estar relacionadas a alguma experiência estressante, um evento que tenha sido assustador ou traumático. Isso acontece porque nosso cérebro tem áreas que armazenam situações passadas que nos remetem a perigo e morte.
Desencadeia sintomas físicos O medo irracional não é apenas psicológico. Ele pode, assim como no pavor natural, desencadear manifestações físicas, como sudorese, taquicardia, dificuldades respiratórias, aperto no coração etc. Já os sinais psicológicos são a ansiedade, estado de hipervigilância e sensação de pânico.
Eu tenho uma muito séria, muito paralisante mesmo: herpetofobia, que é o medo de répteis ou coisas que se arrastam. Bom, meu medo concentra-se em jacarés, cobras, lagartos e lagartixas. E lagartixas são bichinhos bem comuns na maior parte do país.
É chamado de Tripofobia a sensação de medo ou aversão que pessoas relatam sentir quando são apresentadas a elas imagens ou objetos que tenham buracos ou padrões geométricos irregulares, imagens agrupadas de pequenos buracos ou relevos.