Ora, Deus é chamado Pai em razão do modo especial com que nos criou, fazendo-nos à sua imagem e semelhança, não impressas nas criaturas inferiores: “Não é ele teu Pai, teu Criador, que te fez e te estabeleceu?” (Dt 32, 6).
Todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. ... E se somos filhos, somos também herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, pois sofremos com ele para também com ele sermos glorificados” (Rm 8, 9-17).
Se o Filho do Homem desceu do céu e subiu ao céu, ele já deveria ter estado anteriormente aqui na Terra. ... Não pode, pois, o Filho do Homem ser Jesus, já que Jesus se encarnou e não reencarnou aqui na Terra. E Jesus fala de uma terceira pessoa, que não é Ele.
Uma teoria é que os filhos de Deus são os descendentes de Sete, a descendência abençoada de Adão. As filhas de homens, em seguida, são vistas como os descendentes de Caim. Esta é a opinião dada pelo livro pseudepigrafo: Conflito de Adão e Eva com Satanás.
Nos evangelhos, o ser de Jesus como "filho de Deus" corresponde exatamente aos hassidim da Galileia, homens santos e "piedosos" que, por intervenção divina, realizam milagres e exorcismos - opinião que não é sustentada por todos (cf. abaixo "Filho de Deus" no Novo Testamento).
Iraque
Na Mesopotâmia acreditava-se que eram a morada dos deuses. Através dos zigurates as divindades colocariam-se perto da humanidade, razão pela qual cada cidade adorava seu próprio deus ou deusa. ... Um exemplo de zigurate sólido e abrangente é o de Marduque, ou Torre de Babel, situado na antiga Babilônia.
Os amoritas eram povos semitas (um grupo formado por diferentes povos) oriundos do deserto e que invadiram as cidades-estado da Mesopotâmia por volta de 2000 a.C., após a queda da civilização suméria-acadiana.
Um território amplamente falante de semítico, a Assíria estava centralizada no Tigre, na Alta Mesopotâmia (no norte do Iraque, no nordeste da Síria, no sudeste da Turquia e no noroeste do Irã).