Afinal, qual é o certo: antitérmico ou antipirético? Os medicamentos antitérmicos são a mesma coisa que os antipiréticos, ou seja, possuem o mesmo mecanismo de ação, apenas com nomenclaturas diferentes. Eles podem ser chamados de febrífugos ou ainda de antifebris.
As drogas indicadas para reduzir a medida do termômetro são os antitérmicos ou antipiréticos. No Brasil, os mais populares deles são a dipirona, o paracetamol, o ibuprofeno e o ácido acetilsalicílico.
Os antitérmicos são medicamentos que ajudam no controle da febre. Eles atuam de forma indireta no hipotálamo, o principal centro de regulação térmica do sistema nervoso central e que responde a diversos tipos de estímulos, como, por exemplo, as infecções.
Ambas as substâncias são analgésicos eficazes e redutores da febre. O ibuprofeno funciona um pouco mais rápido e tem efeito mais duradouro, além de reduzir inflamações. O paracetamol é comparável em alguns aspectos, mas não tem as mesmas propriedades anti-inflamatórias.
Estes dois remédios podem ser usados no mesmo tratamento, no entanto, não devem ser ingeridos ao mesmo tempo. O ideal é que se faça pelo menos 4 horas de intervalo entre cada medicamento, isto é, caso se tome paracetamol, só se deve tomar o ibuprofeno após 4 horas, intercalando sempre os dois remédios.