Os íons são espécies químicas carregadas eletricamente, sendo formados quando um átomo ou um grupo de átomos perde ou ganha elétrons na sua eletrosfera. Se o átomo ganhar elétrons, ele torna-se um ânion, ficando com carga negativa.
A distribuição eletrônica de íons é feita mexendo-se na camada mais externa (camada de valência), que é onde o átomo ganha ou perde os elétrons. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Quando um átomo neutro perde elétrons ele fica com uma carga elétrica positiva (cátion). Assim, no estado neutro esse átomo apresenta o número de elétrons (e) igual ao numero de prótons (P). Porém, quando perde elétrons, consequentemente, o número de prótons passa a ser maior e ele é denominado como cátion.
Ânion: átomo que recebe elétrons e fica carregado negativamente. Exemplos: N-3, Cl-, F-1, O-2. Cátion: átomo que perde elétrons e adquire carga positiva. Exemplos: Al+3, Na+, Mg+2, Pb+4.
Cátion: átomo que perde elétrons e adquire carga positiva. Exemplos: Ni+2, Na+, Mg+2, Pb+4.
Duas ou mais entidades moleculares (átomos, moléculas, íons) (cátions e anions) são descritos como sendo isoeletrónicos entre si se tem o mesmo número de elétrons ou a mesma configuração eletrónica e a mesma estrutura (número e conectividade de átomos), independentemente da natureza dos elementos envolvidos.
A camada de valência é a última camada de um átomo, ou seja, o nível mais distante do núcleo, e pode ser determinada pela distribuição eletrônica ou pela Tabela Periódica. Denomina-se de camada de valência o nível mais externo que um átomo apresenta.
Número de elétrons no subnível mais energético: o subnível mais energético é o 6s. Assim, o número de elétrons nele é 2. Número de elétrons no subnível mais externo: o subnível mais externo também é o 6s. Assim, o número de elétrons nele é 2.
Olár! Conferindo na tabela periódica o número atômico do flúor é 9 e o do cálcio é 20. Camada de valência é a última camada, portanto há 7 elétrons na última camada do flúor e 2 elétrons na camada de valência do cálcio.
A camada de valência do flúor é a L, e possui 7 elétrons.
É também usado para fazer o hexafluoreto de enxofre, o gás isolante para transformadores de energia eléctrica de alta potência. Na verdade, o flúor é utilizado em muitos produtos químicos fluorados, incluindo os solventes e plásticos de alta temperatura, tais como o Teflon (poli (tetrafluoroethene), PTFE).