A pielonefrite é uma frequente causa de formação de cicatrizes nos rins, podendo levar à perda parcial da função renal, principalmente nos pacientes que têm infecções recorrentes.
A pielonefrite é uma inflamação renal provocada pela ação de bactérias nos rins e nos ureteres, os ductos pelos quais a urina chega até a bexiga. A condição pode se manifestar de repente, de forma aguda, ou se tornar crônica após um episódio repentino.
A infecção urinária é causada por bactérias que vivem entre a vagina e o ânus. Na verdade, o problema não são as bactérias, comuns nessa região. A complicação acontece quando essas bactérias migram para a bexiga, podendo até chegar aos rins. Quando isso acontece, muito provavelmente irá surgir uma infecção.
A infecção nos rins pode ser causada por bactérias, como a Escherichia coli (E. Coli), assim como por fungos da espécie Candida, e até mesmo por vírus.
Em geral, o tratamento padrão da pielonefrite consiste no uso de antibióticos por via oral por de sete dias, no mínimo. De acordo com as características e a gravidade da infecção, pode ser necessário introduzir a medicação por via endovenosa por até 21 dias.
A pielonefrite aguda é uma infecção dos rins. Esta doença é muitas vezes causada por bactérias que sobem da bexiga para os rins. A pielonefrite afeta com mais frequência mulheres do que os homens. Os sintomas comuns costumam ser dor nas costas ou na barriga, febre, náuseas e vómitos.
Chás para infecção urinária
No entanto, para aliviar os sintomas, enquanto ainda não há um diagnóstico conclusivo, o médico pode recomendar remédios de farmácia, como por exemplo:
Respostas. As principais manifestações da pielonefrite, que a distinguem de outras etiologias de infecção do trato urinário, são: febre alta, calafrios e dor lombar, sinal de Giordano positivo. Ademais, também é pode ocorrer a presença de náuseas, vômitos, diarreia, tremores, cefaleia.