A membrana plasmática é formada por uma bicamada lipídica, na qual estão inseridas proteínas. As proteínas da membrana podem ser classificadas como integrais e periféricas. ... Substâncias podem passar pela membrana plasmática por transporte passivo (sem gasto de energia) ou ativo (com gasto de energia).
O modelo do mosaico fluido foi proposto em 1972, por Singer e Nicholson, para explicar a estrutura da membrana plasmática. Ele possui essa denominação porque a membrana plasmática assemelha-se a um mosaico formado por proteínas inseridas em um fluido de lipídios.
É comum ouvirmos a afirmação de que todos os seres vivos possuem célula. Um grupo, entretanto, não é formado por essa estrutura, o que leva muitos autores a não considerá-lo como um organismo vivo.
Todas possuem o mesmo material genético, porém a expressão gênica relacionada a sua função irá alterar sua forma. Por exemplo, células do tecido epitelial de revestimento, podem ser pavimentosas, cúbicas ou prismáticas.
As características que distinguem os seres vivos da matéria inanimada são: Auto grau de complexidade química e organização micróspia; capacidade de extrair, transformar e utilizar a energia do meio ambiente; Funções definidas para cada um dos componentes de um organismo e interações reguladas entre si; Mecanismo para ...
As principais características dos seres vivos são a sua composição química comum, a presença de células, o metabolismo, a capacidade de reprodução e a evolução.