Verbos pronominais são aqueles acompanhados por pronomes “me”, “te” “se”, “nos” (pronomes oblíquos átonos). Esse tipo de verbo é usado para indicar ações relativas ao sujeito que as pratica. Sendo assim, o verbo deverá ser conjugado sempre acompanhado do pronome oblíquo correspondente à pessoa gramatical do sujeito.
Pois bem, os chamados verbos pronominais são aqueles que, necessariamente, são acompanhados de um pronome oblíquo (adequado à respectiva pessoa gramatical), pelo fato de denotarem ações próprias do sujeito, como é o caso dos verbos: arrepender-se, sentar-se, queixar-se, zangar-se, pentear-se, enganar-se, entre muitos ...
São chamados de verbos pronominais os verbos que são conjugados juntamente com um pronome oblíquo átono (me, te, se, nos, vos, se). Esse pronome oblíquo se referirá, obrigatoriamente, à mesma pessoa do sujeito.
Colocação pronominal: próclise, mesóclise e ênclise
A colocação pronominal é a posição que os pronomes pessoais oblíquos átonos ocupam na frase em relação ao verbo. A colocação pronominal faz referência à posição dos pronomes pessoais oblíquos átonos em relação ao verbo. Os pronomes pessoais oblíquos átonos são: me, te, se, o(s), a(s), lhe(s), nos, vos.
Verificado por especialistas. O período que apresenta erro de colocação pronominal está na alternativa A, pois a introdução de uma frase por um pronome oblíquo átono representando o emprego da próclise não obedece às regras gramaticais quando ao uso dos pronomes.
Resposta: Alternativa E. Explicação: Quando lhes entregarem as provas, corrijam-nas imediatamente.
Colocação Pronominal
Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail.
Deve-se OU devem-se? Crítica do leitor: “Você diz que a forma correta é DEVEM-SE EVITAR as formas rebuscadas, afirmando que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto da forma passiva e portanto o sujeito da forma ativa. Acontece que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto do verbo EVITAR e não do verbo DEVER.
/Dúvidas /Devesse ou deve-se? As duas formas – devesse e deve-se – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas e são formas verbais do verbo dever mas empregues em diferentes modos. Devesse é a primeira e terceira pessoa do singular do pretérito imperfeito do modo subjuntivo do verbo.
O verbo atentar, usado no sentido referido pelo consulente, deve usar-se com a preposição em. Ex.: «Atenta no que te digo!» ou, usando a frase do consulente, «atenta no fragmento do texto X». O verbo também é usado com a preposição em no sentido de «tomar ao seu cuidado, zelar, cuidar».
Cometer atentado ou crime (ex.: atentar contra o rei). 3. Tentar destruir ou lesar (ex.: atentar contra a própria vida; atentar contra o património público).
Significado de Atentem. Atentem vem do verbo atentar. O mesmo que: reparem, constatem, notem.