Analgésicos e anti-inflamatórios. Um dos sintomas da sinusite é a dor e a inflamação da garganta e dor de cabeça devido à sua proximidade com os seios nasais. Por isso, analgésicos como o paracetamol e anti-inflamatórios como o ibuprofeno, podem ajudar a aliviar estes sintomas.
Nos casos de sinusite alérgica, os remédios mais utilizados são os anti-histamínicos, como a Loratadina, Cetirizina ou Terfenadina, por exemplo, pois ajudam a reduzir a alergia e a aliviar a pressão dentro dos seios nasais.
7 formas naturais de aliviar a sinusite
O tratamento para a sinusite aguda, geralmente, é feito com remédios para aliviar os principais sintomas causados pela inflamação, prescritos pelo clínico geral ou otorrino, no entanto algumas medidas caseiras como lavagem nasal com água e sal ou soro fisiológico, ou inalações a vapor podem ajudar a reduzir os sintomas ...
Para fazer a nebulização em casa, deve-se colocar no copinho do nebulizador cerca de 5 a 10 mL de soro fisiológico, posicionar a máscara próxima ao nariz e, então, respirar aquele ar. Deve-se manter os olhos fechados e estar sentado ou recostado em uma cama confortavelmente.
Normalmente a inalação é feita com soro fisiológico ou água filtrada e fervida, mas em alguns casos o médico pode prescrever o uso de medicamentos diluídos no soro fisiológico. Quanto usar de soro fisiológico normalmente? Em geral são 5ml. Para medir use uma seringa ou copinho de medida de remédio.
No inalador, é preciso colocar soro fisiológico ou água com sal, porque o ar atravessa sob pressão o reservatório e leva as gotinhas diretamente para o interior das vias aéreas. Se nos pulmões chegarem gotinhas de água com sal, tudo bem.
Segundo o especialista, tocar os dedos indicadores na região e pressionar ajuda a abrir as vias aéreas. Para favorecer ainda mais o alivio da congestão nasal o médico ensina outra técnica semelhante, usando os polegares para pressionar a mesma região, puxando para trás e respirando fundo.
Como desentupir o nariz
Existe uma lista de indicações que ajudam a aliviar os sintomas e dormir melhor, confira algumas dicas de especialistas:
A congestão nasal, conhecida popularmente como nariz entupido, é um sintoma frequente que geralmente aparece em quadros de gripes, resfriados, rinite, sinusite e alergias alimentares. Esse desconforto acontece devido a um inchaço na mucosa nasal deixando o nariz obstruído internamente.
Muitos pacientes queixam-se de obstrução nasal principalmente ao deitar. Isso se deve ao aumento do fluxo de sangue nas conchas nasais e a consequente obstrução. Desvio de septo pode piorar esse quadro.
Não é normal respirar por um só lado do nariz, ou seja, ter um dos lados do nariz sempre obstruído. A principal causa de obstrução nasal unilateral é o desvio de septo, mas diversas doenças podem estar envolvidas nesse processo.
A congestão nasal, causadora do nariz “entupido”, prejudica não só a respiração, mas pode causar dores de cabeça, coriza, boca seca e falta de ar. Possui diversas causas – como desvio de septo, doenças como gripe e o tempo frio e seco, como veremos a seguir.
Como aliviar o desconforto com o nariz entupido?
A congestão nasal, em geral, é desencadeada por alguma inflamação, irritação ou infecção que afeta os tecidos nasais. Gripes, resfriados e alergias são os principais causadores desse quadro. Ter contato com agentes alergênicos como poeira, pólen e fumaça de cigarro, por exemplo, costuma deixar o nariz entupido.
Rinite - O termo rinite foi criado para abranger as doenças inflamatórias da mucosa nasal caracterizadas por descarga líquida acompanhada de congestão nasal, espirros e drenagem de secreções pela parte posterior das cavidades nasais, na direção da faringe (drenagem pós-nasal).
Muitos pacientes queixam-se de obstrução nasal principalmente ao deitar. Isso se deve ao aumento do fluxo de sangue nas conchas nasais e a consequente obstrução. Desvio de septo pode piorar esse quadro.
A congestão nasal, em geral, é desencadeada por alguma inflamação, irritação ou infecção que afeta os tecidos nasais. Gripes, resfriados e alergias são os principais causadores desse quadro. Ter contato com agentes alergênicos como poeira, pólen e fumaça de cigarro, por exemplo, costuma deixar o nariz entupido.
A passagem do ar pelas narinas torna-se “pesada”, difícil, às vezes pior de um lado do que do outro, e por vezes alternando os lados. Costuma piorar a noite, principalmente ao deitar, mas pode ocorrer ao longo de todo o dia. O nariz tem como principais funções o aquecimento, filtragem e umidificação do ar.
2Muitas coisas podem causar o nariz entupido no seu bebê, entre elas as principais são: os tempos secos e frios. 3É sempre muito importante fazer a limpeza nasal no seu bebê, antes de colocar para dormir e antes de mamar, dessa forma ira ajudar a aliviar o nariz entupido do bebê.
Para desentupir, misture água morna com uma pitada de sal não iodado, que é bactericida e dissolve o muco. Junte as mãos em forma de cuia e aspire a solução. O líquido substitui descongestionantes com esteroides, que contribuem para a perda do olfato.
8 formas naturais para desentupir o nariz
Inalação para desentupir o nariz A expectoração nasal é facilitada através de inalações de vapor de água, acrescido de óleos essenciais. Além do eucalipto, óleos de cipreste, limão ou hortelã são excelentes para ajudar a livra-se do muco que entope as vias respiratórias.
O que é usado para inalação é o soro fisiológico, que é comprado em farmácias. Este tipo de soro também pode ser feito em casa. O preparo deste soro também é bem simples. Basta misturar bem 100 ml de água com ou 36 g de sal, até que esteja totalmente dissolvido.
Fazer inalação com tomilho ou eucalipto O tomilho e o eucalipto são plantas com excelentes propriedades para as vias aéreas, sendo capazes de reduzir a inflamação e permitir a saída das secreções, aliviando a coriza e a sensação de nariz entupido da rinite alérgica.
Colocar a água para ferver e depois de fervida, deixar amornar. Quando estiver morna, adicionar o sal e misturar. A seguir, com o auxílio de um conta gotas, pingar algumas gotas desta solução no nariz, respirar e deixar chegar à garganta, cuspindo em seguida a solução.
Inalação com solução salina Para você que tem crises de sinusite, misture 2 colheres de sopa de sal em 1 litro de água fervente. Coloque uma toalha sobre a cabeça e inale o vapor. Você também pode acrescentar o soro caseiro ou soro fisiológico na solução salina para melhorar ainda mais a potência esterilizante.
Para fazer a lavagem nasal Jala Neti, coloque uma colher de chá de sal em meio litro de água morna pré-fervida ou filtrada. Também é possível usar soro fisiológico. Coloque essa mistura na lota e, a seguir, posicione a caneca na entrada da sua narina mais desobstruída, respirando pela boca.